Cantor foi ao The Ed Sullivan Show apoiar vacinação contra poliomielite
Itaici Brunetti | @itaicibrunetti Publicado em 05/03/2021, às 12h16
Em tempos em que celebridades precisam incentivar - e convencer - pessoas a tomarem a vacina contra a Covid-19, vale relembrar que Elvis Presley fez o mesmo. O maior astro do rock foi à TV em 1956 para ser vacinado contra e poliomielite - ou simplesmente pólio.
De acordo com o site britânico Express, Elvis Presley foi ao The Ed Sullivan Show implorar para que os fãs se vacinassem contra a poliomielite, vírus que vinha devastando a América nas décadas de 1940 e 1950, causando a morte de mais de 500 mil pessoas.
Em 1956, Elvis rumava ao estrelato. O cantor tinha se tornado o maior sucesso com a música "Heartbreak Hotel" ao alcançar o nº 1 das paradas norte-americanas e os jovens só tinham olhos e ouvidos para ele. Ou seja, era a celebridade perfeita para endossar a campanha da vacina recém-criada contra poliomielite.
Então, no dia 28 de outubro daquele ano, o astro do rock apareceu no The Ed Sullivan Show, o programa de maior audiência dos EUA, para uma apresentação e, em seguida, ser vacinado na frente de milhares de telespectadores.
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
"Olá, crianças. Posso falar com vocês por 30 segundos?", perguntou Elvis Presley durante o programa. "Se você acha que a poliomielite foi vencida, peço que me escute. Essa é a voz de milhares de pessoas que sabem que a luta contra a poliomielite é tão difícil quanto sempre foi", disse o cantor.
Após detalhar as lutas contra os preços das vacinas e apoiar uma campanha de arrecadação de fundos para vacinas infantis, Elvis foi vacinado na TV cercado de fotógrafos.
"Lembrem-se das vítimas da poliomielite e juntem-se à March of Dimes [organização sem fins lucrativos dos EUA que trabalha para melhorar a saúde de mães e bebês] em 1957", aconselhou o cantor após levar a picada da agulha no braço.
+++LEIA MAIS: Alice Cooper recebe vacina contra Covid-19 e pede para as pessoas fazerem o mesmo
Leona Baumgartner, comissária de saúde da cidade que articulou a vacinação em Elvis Presley no evento histórico, afirmou: "Ele está dando um excelente exemplo para a juventude do país".
Segundo informações da Scientific American, depois que Elvis Presley apareceu em público tomando a vacina - e inspirou outras celebridades a fazer o mesmo, a taxa de vacinação entre os jovens disparou em 80% em apenas seis meses, e o número anual de poliomielite nos EUA caiu de cerca de 58 mil casos para 5.600.
+++ FBC E VHOOR REFLETEM SOBRE HIP-HOP: 'MÚSICA É PARA SER SENTIDA' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja