- John Lennon(Foto: AP Images) e Eric Clapton (Foto: Star Max / AP / Photos)

O dia em que Eric Clapton subiu ao palco com John Lennon e a Plastic Ono Band; assista

A performance icônica aconteceu em 1969

Redação Publicado em 27/07/2020, às 19h44

Eric Clapton era muito próximo dos Beatles quando, em 1969, John Lennon pediu para o músico se juntar a ele e à The Plastic Ono Band no palco do Toronto Rock and Roll Revival. As informações são da Far Out Magazine.

+++LEIA MAIS: John Lennon escreveu uma carta para convidar Eric Clapton a tocar com ele e Yoko Ono: 'Sinto que podemos trazer o melhor de você'

O Toronto Rock and Roll Revival foi um festival de música de doze horas realizado em Toronto, em 13 de setembro de 1969. O evento contou com uma série de artistas, como Little Richard e os músicos do The Doors.

Os organizadores do festival perguntaram a Lennon se ele e Yoko Ono queriam ser os anfitriões do evento - proposta que o Beatle aceitou com a condição de tocar ao vivo: "Recebemos uma ligação na sexta-feira sobre o Toronto Rock and Roll Revival com uma audiência de 100.000 pessoas, lembrou o músico em entrevista à Anthology.

+++ LEIA MAIS: Como Elton John ajudou John Lennon e Yoko Ono a se reconciliarem?

O músico continuou: “Eles estavam nos convidando como rei e rainha para presidir, e não para tocar. Mas eu não ouvi isso. Disse: 'Apenas me dê tempo para reunir uma banda' e fomos na manhã seguinte”.

Na manhã na qual o voo estava programado - dia anterior ao show - Lennon, Ono e Clapton não chegaram ao aeroporto, e o guitarrista permaneceu sem saber sobre a apresentação. Felizmente, o co-organizador do festival, John Brower, conseguiu ligar para Clapton e pediu para ele entrar em contato com o Beatle e Ono, que ainda estavam na cama.

+++ LEIA MAIS: Yoko Ono diz que relacionamento com John Lennon arruinou a carreira dela

Clapton disse que recebeu “um telefonema no dia em que deveríamos ir voar e ele alguém havia lhe pedido para fazer um show. Então tive que ir ao aeroporto em uma hora”. O grupo fez dois ensaios, um durante o vôo de Londres para Toronto e outro nos bastidores, pouco antes de aparecerem no palco.

"O burburinho foi incrível", acrescentou Lennon na entrevista. “Nunca me senti tão bem em toda a minha vida. Todo mundo estava conosco e pulando e fazendo o sinal de paz, porque eles sabiam a maioria das músicas de qualquer maneira”.

+++LEIA MAIS: John Lennon conheceu o filho Julian três dias depois do nascimento: o que ele disse?

Na volta para casa, Lennon confirmou com Clapton que não queria mais fazer parte dos Beatles - e o set da apresentação no festival foi lançado no disco ao vivo Live Peace em Toronto 1969. Assista: 


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS

música show notícia John Lennon eric clapton yoko ono toronto plastic ono band

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer