- The Beatles (Foto: AP Image)

O dia em que os Beatles se reuniram para homenagear John Lennon [FLASHBACK]

Para lidar com a perda do vocalista, George Harrison escreveu uma música ao amigo

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 31/05/2021, às 12h08

Para homenagear John Lennon, os Beatles se reuniram depois do término da banda para gravar "All Those Years Ago," música de George Harrison lançada há cerca de 40 anos. A informação é do UCR.

Originalmente, a canção seria para Ringo Starr, mas o baterista não gostou da letra - e Harrison a descartou em novembro de 1980. No mês seguinte, em dezembro, o guitarrista tirou a música da gaveta por conta da morte de Lennon.

+++LEIA MAIS: Por que John Lennon achava 'sem sentido' fazer uma reunião dos Beatles?

Para tentar lidar com a perda, George Harrison optou por trabalhar normalmente em seu estúdio de gravação. Afinal, o músico ficou abalado com a morte de alguém que conhecia desde os 13 anos.

No livro de memórias Backstage Passes and Backstabbing Bastards (1998), o tecladista Al Kooper relembrou como o guitarrista "estava na cozinha, branco como um lençol, realmente abalado. Todos nós tomamos café da manhã. Ele recebeu ligações de Paul e Yoko, e isso realmente pareceu ajudar o espírito dele. Então fomos para o estúdio e começamos o dia de trabalho." O músico também revelou: "[Deixávamos] a taça de vinho de George cheia o dia todo" para fortalecê-lo contra a pressão emocional.

+++LEIA MAIS: Por que Michael Jackson comprou o catálogo dos Beatles em 1980?

George Harrison encontrou uma maneira de lidar com o trauma por meio da música e começou a escrever novas letras para a canção arquivada. “Estou gritando sobre amor / Enquanto eles tratavam você como um cachorro / Mas você aponta o caminho para a verdade quando diz / Tudo que você precisa é amor / E foi você que eles encostaram na parede / Foi você que imaginou tudo / Todos aqueles anos atrás," escreveu para John Lennon.

Mais tarde, o músico admitiu saber dos versos "estranhos" de "All Those Years Ago," mas estava certo da mensagem por trás da letra. "Falo tudo sobre Deus e ele é a única razão pela qual existimos - acredito ser verdade," afirmou ao Creem. "Há todas essas pessoas estranhas sem acreditar em Deus e andando por aí matando todo mundo. É como se fossem elas apontassem o dedo para Lennon, dizendo como ele é um estranho. Às vezes, minhas letras ficam um pouco abstratas em alguns lugares."

+++LEIA MAIS: ‘As pessoas tinham muito medo de John Lennon’, diz amigo do ex-Beatles

Quando gravava a música, Harrison convidou Paul McCartney para ser backing vocal. "All These Years Ago" foi lançada em maio de 1981, um mês antes do disco Somewhere in England, e alcançou a segunda posição nas paradas. Também tornou-se uma das canções mais populares do ex-Beatles.

Durante entrevista de 1988 para um canal de TV, o artista falou sobre a música: "Conheço John, ele sabia quem ele era - uma alma presente neste corpo durante esse período. É apenas o método pelo qual você morre. Você sabe, é melhor se você puder deixar seu corpo conscientemente na morte, ao invés de algum lunático atirando em você na rua ou tendo um acidente de avião. Acho lamentável a maneira como ele se foi, mas isso realmente não importa - ele está bem, e a vida flui dentro de você e sem você."

+++LEIA MAIS: 6 músicas dos Beatles que John Lennon odiava [LISTA]


+++ SUPLA | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

entretenimento música notícia Paul McCartney Ringo Starr Beatles homenagem John Lennon George Harrison reuniram All Those Years Ago

Leia também

Tina Knowles, mãe de Beyoncé, anuncia novo livro de memórias 'Matriarch'


50 Cent recusou oferta de US$ 3 milhões para se apresentar no comício de Trump


Christina Aguilera, Sean Paul, Steve Aoki são atrações da 10ª edição do CarnaUOL


Robert Downey Jr. sobre semelhanças entre Tony Stark e Elon Musk: 'Gostaria que ele controlasse o comportamento dele'


Kevin Hart vence batalha em torno de sex tape e processo é arquivado


Johnny Depp diz que não tem remorso por Hollywood ser 'contra' ele