- Festival em homenagem a Nelson Mandela (Foto: Reprodução/Divulgação)

O dia em que Whitney Houston, Stevie Wonder e mais reuniram-se em festival para pedir fim do apartheid e homenagear Nelson Mandela [FLASHBACK]

Em 11 de junho de 1988, o Wembley Stadium, em Londres, protagonizou um festival de música icônico

Camilla Millan Publicado em 11/06/2021, às 15h43

Há mais de 30 anos, um icônico festival de música foi realizado para lutar por uma causa importante: o fim do apartheid na África do Sul. O regime de segregação étnica no país foi responsável pela morte de diversos cidadãos negros, assim como a prisão de ativistas de oposição, como Nelson Mandela.

Para pedir o fim do apartheid - implementado desde 1948 na África do Sul - e homenagear Mandela, músicos como Whitney Houston, Stevie Wonder e Eric Clapton realizaram um grande festival de música no dia 11 de junho de 1988 no Wembley Stadium, em Londres.

+++LEIA MAIS: Em carta escrita nos anos 1990, Madonna chama Whitney Houston e Sharon Stone de “medíocres”

Transmitido para 67 países e com uma audiência estimada de 600 milhões de pessoas, o festival também pedia a liberdade de Nelson Mandela. Desde a captura pela polícia em 1962, o ativista estava preso, condenado à prisão perpétua por sabotagem e “conspiração para derrubar violentamente o governo”.

Da prisão, Mandela utilizou cartas e visitas para transmitir os valores anti-apartheid, e se potencializou como uma das figuras mais importantes do movimento. Em 1988, o ativista estava há uma semana de fazer aniversário - e por isso cartazes do festival nomeavam o evento como um “tributo aos 70 anos” de Mandela.

+++LEIA MAIS: Nelson Mandela: relembre as homenagens do cinema ao líder político

O festival contou com diversos momentos especiais. Sting, ex-The Police, abriu o evento com quatro músicas, incluindo a icônica "Every Breath You Take". Um dos maiores cantores da época, George Michael também subu ao palco para homenagear artistas com grandes covers.

A banda Simple Minds realizou um longo show no festival, e apresentou ao público a inédita "Mandela Day", que se tornaria um dos maiores hits dos músicos. Além da performance, o grupo participou do festival como banda de apoio para diversos outros artistas. 

+++LEIA MAIS: Por que Sting, ex-The Police, recusou o papel de Kyle Reese em Exterminador do Futuro?

Richard Gere também subiu ao palco, mas uma das apresentações mais esperadas da noite foi a lendária Whitney Houston. A cantora performou oito hits, entre eles,  "Greatest Love Of All".

A apresentação de Stevie Wonder surpreendeu os presentes, pois não estava confirmado no line-up do evento. O artista, contudo, teve problemas de equipamento, e Tracy Chapman, cujo disco de estreia saíra 2 meses antes do festival, fez uma apresentação enquanto a situação era resolvida. 

+++LEIA MAIS: Stevie Wonder toca ao vivo primeiras músicas inéditas em 15 anos

O show marcaria a carreira da cantora para sempre. Após a performance, a faixa “Fast Car”, de Chapman, alcançou o topo das paradas nos Estados Unidos, ficando entre as 10 mais executadas da lista da Billboard Hot 100.

Para fechar a noite, Dire Straits com Eric Clapton uniram-se para apresentar diversos hits icônicos. De fato, foi um festival inesquecível com a presença de artistas emblemáticos e muitos ativistas que lutavam contra o apartheid.

+++LEIA MAIS: Por que Jimmy Page não ouvia Eric Clapton e Jimi Hendrix nos primeiros anos de Led Zeppelin?

Em fevereiro de 1990, Mandela foi finalmente liberado da prisão após a mudança da presidência da África do Sul e a pressão (e comoção) internacional para a soltura do ativista. Em abril do mesmo ano, outro festival foi realizado para celebrar. 


+++ URIAS: 'AS PESSOAS ESTÃO COMEÇANDO A ENTENDER MAIS DE MIM' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL

música notícia festival anos Nelson Mandela 33 WONDER SEGREGAÇÃO WHITNEY STEVIE APARTHEID

Leia também

Esposa de Brian May atualiza estado de saúde do guitarrista após derrame


Slipmami lança 2º álbum, 'Até Aqui, Slip Nos Ajudou'; veja


Gal Costa: Briga por herança chega ao fim com acordo entre viúva e filho


Netflix: Emily em Paris é renovada para 5ª temporada; veja


Quem é o rapper Sean Diddy e por que ele está sendo acusado de crimes graves?


Liniker fará show de abertura em passagem de Lenny Kravitz por São Paulo