- Cena da oitava temporada de Game of Thrones (foto: reprodução/ HBO)

O erro de Game of Thrones que deu US$ 2,3 bilhões de propaganda de graça

O agora infame copo do Starbucks em cena nem sequer era da rede de cafeterias, mas os memes associaram a marca

Redação Publicado em 11/08/2020, às 12h33

Marcas gastam milhões de dólares todos os anos para se associarem a grandes séries e filmes. O 'product placement' gera receita para os estúdios de televisão e também aumenta a receita dos produtos.

Mas ninguém esperava que uma série de época como Game of Thrones rendesse bilhões para a empresa de café muito contemporânea, a Starbucks. Como isso aconteceu? Spoiler: no final, nem sequer era um copo da Starbucks que acidentalmente apareceu na série da HBO.

+++LEIA MAIS: George R.R. Martin é acusado de racismo em apresentação de prêmio

Os fãs notaram o erro durante o episódio 4 da 8ª temporada, “Os Últimos Starks". Durante uma cena de banquete em Winterfell, Daenerys Targaryen pode ser vista sentada ao lado de uma xícara de café descartável que parecia surpreendentemente semelhante a uma que você compraria no Starbucks. O copo sobre a mesa estava ali por engano. Os editores o apagaram digitalmente do episódio dois dias depois.

Como esperado, a internet enlouqueceu com o erro. Todo o incidente gerou um grande aumento nas vendas da Starbucks, embora mais tarde tenha sido revelado que a xícara em questão era simplesmente uma xícara do serviço de comida do set e não da empresa.

Relembre o famoso erro abaixo:

+++LEIA MAIS: Livro Os Ventos de Inverno pode resolver morte que irritou os fãs de Game of Thrones? Entenda

De acordo com a emissora CNBC, o copo de café teria custado seis dígitos para ser colocado em um programa tão popular como Game of Thrones. Mas como foi um erro, a publicidade gratuita somada à natureza viral do erro rendeu à Starbucks uma receita estimada de US$ 2,3 bilhões.

“Esta é uma colisão de oportunidades única na vida para a Starbucks”, disse a executiva de marketing Stacy Jones à publicação. “Mas, realmente, esta é apenas a ponta do iceberg, porque o que não está sendo monitorado ou estimado é o boca a boca e as mídias sociais além disso.”

+++LEIA MAIS: Mais de Jason Momoa: 2 séries e 2 filmes do astro além de Aquaman e Game of Thrones [LISTA]

O copo rendeu 193.000 menções para a rede de cafeterias em apenas 48 horas nas redes sociais e ainda uma resposta hilária da HBO:

“Em resposta às perguntas de quem viu uma xícara de café artesanal no episódio de Game of Thrones na noite de domingo: o latte que apareceu no episódio foi um erro. Daenerys havia pedido um chá de ervas”, escreveram os executivos da HBO, de acordo com o Insider.


+++ JOÃO GORDO ENCARA O DESAFIO MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS

notícias game of thrones hbo Séries Daenerys jon snow arya stark Rei da Noite Bran Stark Ned Stark

Leia também

Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições


Liam Payne: Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan se despedem do ex-One Direction em funeral