- Os Beatles (Apple Corps Ltd 2009)

O fim dos Beatles em 9 citações: "Ela não é uma Beatle, John, e nunca será"

Os últimos dezesseis meses do quarteto como banda foram conturbados

Redação Publicado em 10/04/2020, às 14h18

O fim dos Beatles aconteceu em 10 de abril de 1970, um dia após Paul McCartney divulgar um comunicado dizendo que não sentia falta da banda e não tinha planos de gravar com John Lennon, George Harrison e Ringo Starr novamente.

+++LEIA MAIS: Tom Morello relaciona Beatles com coronavírus para fazer alerta sobre a doença; entenda

Existem diversas maneiras de contar a história da separação dos Beatles, mas as reviravoltas finais podem ser resumidas em 9 citações em um período de 16 meses: 

"Não vejo por que algum de vocês, se não está interessado, se envolveu nisso. Para que serve? Não pode ser pelo dinheiro. Por que você está aqui?" - McCartney, 2 de janeiro de 1969

"Estou fora daqui. Coloque um anúncio e receba algumas pessoas. Vejo você nas casas de shows." - Harrison, 10 de janeiro de 1969. Harrison se tornou o segundo integrante a sair temporariamente depois que Ringo o fez durante a gravação do White Album no ano anterior. Após uma briga com Lennon ter se tornado violenta, o guitarrista abandonou os ensaios - deixando os colegas de banda inseguros sobre a possível saída.

+++ LEIA MAIS: Vídeo mais antigo dos Beatles foi feito sem querer pela polícia de Liverpool

"Ela não é Beatle, John, e nunca será." - Starr, 12 de janeiro de 1969. O quarteto se reuniu na casa de Starr para conversar, mas Yoko Ono apareceu com Lennon - e deu a opinião dela algumas vezes e o restante do grupo não gostou. 

"Já é ruim o suficiente com quatro." - McCartney, 22 de janeiro de 1969. Harrison levou o tecladista Billy Preston com ele. A resposta seca do baixista sugere que ele não gostou da ideia. 

"Olha, John, eu estou certo." - McCartney; "Você está sempre certo, não é?" - Lennon, abril de 1969. Discussão por conta do futuro da Apple. 

+++LEIA MAIS: O dia em que John Lennon comparou os Beatles a Jesus Cristo - e depois se justificou; assista

"Eu não ia contar, mas estou terminando o grupo. É bom. Parece um divórcio." - Lennon, 20 de setembro de 1969. Ele deu a notícia em uma reunião de grupo que também incluía Ono e Klein, logo após McCartney tentar, mais uma vez, convencer os companheiros de banda a voltar com os shows. 

"Isso faz com que dois de nós aceitamos isso mentalmente." - Lennon, março de 1970. Os meses após o anúncio de Lennon não foram fáceis para McCartney. O próximo problema surgiu quando o resto dos Beatles se opuseram a data de lançamento do último disco da carreira e o baixista ligou para o vocalista para dizer que também estava preparado para desistir.

"Você sentiu falta dos Beatles?" "Não." "Você está planejando um novo álbum ou single com os Beatles?" "Não." - McCartney, 9 de abril de 1970.

+++LEIA MAIS: As 5 músicas dos Beatles feitas por Paul McCartney que John Lennon mais gostava  

"Você pode dizer que eu disse brincando: 'Ele não desistiu, eu o despedi!'" - Lennon, 10 de abril de 1970. Harrison se recusou a comentar. Starr disse que era "tudo novidade" para ele. E Lennon fez uma piada sobre a saída de McCartney.


+++ DISCOGRAFIA DO THE STROKES: OS ALTOS E BAIXOS DOS ARRUACEIROS DE NOVA YORK  

música notícia Paul McCartney Beatles John Lennon fim término frases citações ring starr

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições