- Montagem de J. K. Rwoling (Foto: John Phillips / Getty Images) e O Ickabog (Foto: Divulgação)

O Ickabog, novo livro de J. K. Rowling, estreia mundialmente sem grandes boicotes

A obra infantil foi lançada mundialmente nesta terça, 10

Redação Publicado em 10/11/2020, às 17h56

Ao longo dos últimos meses, J. K. Rowling, autora de Harry Potter, recebeu diversas críticas e acusações de transfobia nas redes sociais - e boicotes eram esperados com o novo lançamento da escritora, O Ickabog, nesta terça, 10. Contudo, a estreia não gerou muitas críticas.

+++LEIA MAIS: Daniel Radcliffe pode voltar como Harry Potter se J. K. Rowling não estiver envolvida, garante site

O Ickabog é uma fábula de Rowling destinada ao público infantil. A história se passa em um país pequeno chamado Cornucópia, e acompanha a jornada das crianças Bert e Daisy para descobrir o paradeiro da criatura Ickabog. 

A obra conta com ilustrações de várias crianças - e a versão em português terá desenhos de 34 crianças brasileiras. Além disso, a autora anunciou que abriu mão dos royalties do livro e doará parte do dinheiro arrecadado pela venda da obra para auxiliar grupos vulneráveis impactados pela pandemia de Covid-19.

+++LEIA MAIS: Warner se apressa para avisar que J. K. Rowling não está diretamente envolvida no novo jogo Hogwarts Legacy, após comentários transfóbicos

Devido às recorrentes críticas à Rowling, esperava-se um lançamento mais conturbado de Ickabog, mesmo que o livro se afaste do conhecido universo de Harry Potter. Contudo, são poucas as pessoas que usaram as redes sociais para reclamar sobre a autora. 

Na publicação do Twitter de Rowling sobre a estreia de Ickabog, um comentário ganha destaque: “O que esses jovens ilustradores vão pensar quando souberem que ilustraram um livro transfóbico?”. Outros perfis cobraram uma declaração da autora sobre a demissão de Johnny Depp da saga Animais Fantásticos: “Então você não vai comentar sobre a situação do Depp .... ok”. 

What will these young illustrators think down the road when they know they illustrated a transphobe's book?

— ImmyChan (@ImmyChann) November 10, 2020

So your not going to comment on the Depp situation.... ye ok

— △⃒⃘ REMOVE SBMM (@xLuqeee) November 10, 2020

No entanto, a maioria das publicações das redes sociais são de apoio à autora, falando sobre já terem encomendado edições e agradecendo pela fábula: “O nosso chegou esta manhã. Pequenos capítulos perfeitos para leitura antes de dormir. Não sei se posso esperar até o Natal para entregá-lo”, disse um perfil.

Ours arrived this morning. Perfect little bite sized chapters for bedtime reading. Don't know if I can wait till Christmas to hand it over....

— Alice Timmons (@alicetimmons) November 10, 2020

Outro comentou: "Chegou hoje. Um para mim e outro para meu priminho. É um livro tão bonito e é um prazer ver essas ilustrações maravilhosas. Não consigo imaginar como deve ter sido difícil para os jurados decidirem entre as inscrições. Eu estaria desesperada". 

Arrived today. One for me and another for my little step cousin. Such a beautiful book and it's a delight seeing those wonderful illustrations again. I can't imagine how tough it must have been for the judges deciding between the entries. I'd have been hopeless 😂

— Mad March Hare 🟥 🩸 (@slyflox) November 10, 2020

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ MANU GAVASSI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

entretenimento notícia Livro sem J.K. Rowling críticas autora boicote ickabog

Leia também

Dois anos sem Gal Costa: Gilberto Gil e Maria Bethânia fazem homenagens


Tony Todd, ator de Premonição e Candyman, morre aos 69 anos


Any Gabrielly fala de amizade com Bruno Mars e revela já ter cantado com ele


Alice Fromer lança música inédita de Marcelo Fromer e Arnaldo Antunes


James Van Der Beek, de Dawson's Creek, fala sobre diagnóstico de câncer colorretal


Em estreia solo, Jerry Cantrell promete show mais longo no Brasil: 'tocar até cair'