- Beatles (Foto: AP)

O primeiro show dos Beatles foi assistido por apenas 18 pessoas

O grupo viajou de carro por 9 horas até chegar na cidade de Aldershot

Redação Publicado em 12/06/2020, às 15h40

O primeiro show dos Beatles no sul da Inglaterra, em Aldershot, como relembra o site Far Out Magazine, ocorreu no dia 9 de dezembro de 1961. A apresentação, no entanto, não foi um sucesso imenso.

A ideia do show veio do amigo da banda, Jack Leach, que queria espalhar as músicas do Fab Four por toda a Inglaterra, e não apenas no noroeste. Depois da proposta, o grupo então formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Pete Best topou e decidiu fazer a performance - o que supostamente atrairia a atenção de grandes executivos de gravadoras de Londres.

+++LEIA MAIS: Quem inspirou George Harrison em ‘Something’, a ‘melhor música de amor de todos os tempos’?

Apesar do plano parecer perfeito, Leach não contava que Aldershot era uma cidade militar a 60 quilômetros da capital e sem uma cena musical próspera. O amigo também tentou divulgar o show em um jornal local, mas a matéria nunca foi publicada porque ele pagou a publicidade com cheque. 

Além disso, o show, na verdade, foi anunciado como uma batalha de bandas entre os Beatles, de Liverpool, e Ivor Jay and the Jaywalkers, de Londres. 

+++ LEIA MAIS: Animação Yellow Submarine, dos Beatles, será exibida online e fãs poderão interagir; veja como participar

Os Beatles viajaram por 9 horas de carro para chegar até Aldershot. Quando chegaram, eles precisaram esperar para entrar onde tocariam e não acharam nenhuma divulgação da apresentação.

No show, eles tocaram o set habitual - com covers de Chuck Berry e Jerry Lee Lewis - para um público de 18 pessoas em uma sala praticamente vazia. Os Beatles venceram a batalha de bandas - mesmo o grupo rival não aparecendo.

+++LEIA MAIS: Ringo revela ajuda de Harrison para finalizar música dos Beatles: 'Não tinha talento'

Em entrevista, Pete Best revelou mais detalhes sobre a noite: “No meio de um número, George e Paul vestiram seus sobretudos e foram para o chão para dançar juntos um foxtrot, enquanto o resto de nós lutava juntos, fazendo música suficiente para eles e para o punhado de espectadores".

O músico continuou: "Abrimos o caminho durante toda a segunda metade. John e Paul tocaram deliberadamente acordes e notas errados e adicionaram palavras às músicas que nunca estavam nas letras originais".

+++LEIA MAIS: As 5 músicas dos Beatles feitas por Paul McCartney que John Lennon mais gostava 

Em conversa de 2016 com a Mashable, o produtor Sam Leach disse: “Muitas vezes me pergunto o que acontece quando esses jovens agora falam sobre a noite em que os Beatles chegaram a Aldershot e quase ninguém apareceu para vê-los. Eu posso apenas ouvir isso. ‘Oh, lá estávamos nós, todos os 18, assistindo os Beatles no palco ... e eles fizeram um bis'”.


+++ DELACRUZ | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO

música banda notícias Inglaterra Paul McCartney Ringo Starr Beatles Fab Four John Lennon George Harrison

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições