- Billie Joe em show de Dookie em 1994 e capa do disco (Foto 1: Cortesia Rob Carvalho e Foto 2: Reprodução)

O que o Green Day queria alcançar com Dookie?

Disco foi o responsável por levar Billie Joe Armstrong, Mike Dirnt e Tré Cool ao estrelato e o punk ao mainstream

Redação Publicado em 04/08/2019, às 12h00

Dookie, do Green Day, lançou a banda ao destaque o trouxe de novo o punk ao mainstream. Em pleno 1994, 25 anos atrás, foi reconhecido por diversas publicações (inclusive a Rolling Stone) como um dos melhores discos daquele ano, e consta na lista de Álbuns Definitivos do Hall da Fama do Rock. 

Billie Joe Armstrong, Tré Cool e Mike Dirnt entravam na vida adulta com seus quase vinte anos - e todas as dúvidas que vêm nessa fase. Mas, deixando a adolescência e trabalhando pela primeira vez com uma grande gravadora, o que procuravam exatamente com as gravações de clássicos como “Longview”, “Basketcase” e “She”? Segundo o frontman, chamar atenção, honrar o estilo da música e fazer (muito) barulho. 

+++ ENTREVISTA RS: Dookie, 20 anos: Billie Joe Armstrong relembra os bastidores do disco que levou o Green Day ao estrelato

“Eu acho que a guitarra nas músicas do Dookie é bem pesada”, disse Billie Joe ao MXR na última semana. “Crescemos ouvindo Ramones e Husker Du e Sex Pistols… E foi algo que ficou comigo, sempre procurei um bom tom e tentei alcançar o ápice de um som rock n roll. E se tenho algo a prestar atenção em Dookie, diria que é um som específico nos versos, mas aí queríamos mais poder e aumentamos tudo.”

Para o guitarrista e vocalista, a faixa mais representativa do álbum é “She”, composta para sua agora esposa Adrienne Armstrong e presente em setlists ainda este ano. “Em músicas como essa, você pode ouvir [o poder], quando o verso segue e aí entra no refrão com aquela guitarra superpesada com distorções no meio. Queríamos ir de alto para mais alto ainda.”

+++ ENTREVISTA RS: As crônicas de Dookie, o disco do Green Day que levou o pop punk da sarjeta para a MTV

Em entrevista à Rolling Stone EUA na ocasião dos 20 anos de Dookie, Billie Joe falou sobre o momento de vida e reviravoltas que o trio vivia quando compôs o disco. "Tínhamos uma ideia bem clara do que queríamos fazer: “Eu vou tocar com minha guitarra ‘Blue’ [o primeiro instrumento de Armstrong, uma Fender Stratocaster que ele ganhou de presente de Natal aos 11 anos, vide a capa da matéria]. O Mike vai ter o melhor som de baixo. Eu quero usar um amplificador. É tudo o que a gente precisa”. E foi assim que acabamos fazendo o disco."

As letras das canções têm temas controversos - depressão, sexo, drogas, indignação. Também tentaram explorar o enfrentamento dos demônios internos que tinham à época de um modo subversivo e puxado ao punk. "Para mim, foi importante ter uma opinião – ser um indivíduo. Havia muita choradeira no rock naquela época. Nós somos extrovertidos por natureza, então foi isso o que apareceu nas músicas. Nós sabíamos que estamos entrando para um grupo de bandas das quais não gostávamos [risos]. Era importante para nós sermos nós mesmos, seja o que for, e ter uma atitude irresponsável sobre tudo. Foda-se – a vida é bem boba."

+++ LEIA MAIS: Dente quebrado e lama: Green Day relembra show histórico de 1994 

Dookie é um dos queridinhos do Green Day, tanto para a banda como para a crítica e para o público. Comemorando os 25 anos do lançamento, os fãs pediram uma turnê especial da comemoração (como a de Blink-182 para Enema of the State), mas Billie Joe não confirmou um evento assim, e nem negou. 

“Sou grato pelo aniversário do grande D. Queríamos fazer algo especial mas não conseguimos pensar em nada. Talvez a gente acabe tocando o disco todo nas Pirâmides do Egito. Ou no Machu Picchu? Não sabemos ainda. Mas sem desespero: ainda vai demorar para 2019 terminar”, disse ao NME. 

+++ ENTREVISTA RS: Rubel fala de carreira acidental, conta como criou "Partilhar" e que quer ser popular

música aniversário notícias green day Billie Joe Armstrong 25 anos she Mike Dirnt dookie Basket Case tre cool longview

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja