Diretor Felipe Novaes, e produtores Hugo Prata e Fábio Zavala, relataram reações de Grazi Gonçalves e Claudia Bossle ao filme
Itaici Brunetti Publicado em 09/04/2021, às 12h35
Chorão: Marginal Alado, documentário que retrata a vida do Chorão, vocalista do Charlie Brown Jr., com imagens inéditas e depoimentos de pessoas do convívio do cantor, estreou nesta quinta, 8, nos cinemas e nas plataformas digitais NOW, Google Play, Apple TV e Vivo Play.
Um dos pontos abordados do filme é a relação do Chorão com o baixista Champignon, seu parceiro no Charlie Brown Jr., vivida entre momentos altos e baixos. Como sabemos, os dois infelizmente tiveram fins trágicos: o vocalista morreu de overdose aos 42 anos, em 6 de março de 2013, e o instrumentista de suicídio aos 35, em 9 de setembro do mesmo ano.
Em coletiva de imprensa online realizada nesta semana para divulgar o documentário, o diretor Felipe Novaes, e os produtores Hugo Prata e Fábio Zavala, relataram o que Graziela Gonçalves, viúva do Chorão, e a cantora Claudia Bossle Campos, viúva do Champignon, acharam da obra após assisti-la.
Segundo Fábio Zavala, a viúva do Champignon os agradeceu por terem produzido o filme. Ela estava grávida de cinco meses quando o baixista cometeu o suicídio.
"A gente apresentou o filme para a esposa do Champignon e ela, emocionada, agradeceu ao Felipe [Novaes] dizendo: 'Obrigado, agora eu tenho o que contar para a minha filha. Esse filme é o documento que eu precisava mostrar para a minha filha porque eu nunca saberia contar como foi'", relatou Fábio, e exclamou: "Ouvir isso dela nos arrepiou muito."
Chorão: Marginal Alado recebeu o prêmio da Mostra Internacional de Cinema de SP, em 2019, e Graziela Gonçalves [esposa do Chorão e uma das entrevistadas do filme] conferiu a produção pela primeira vez durante a sessão na mostra.
"A própria Grazi assistiu ao filme na mostra e fez um vídeo falando sobre ele. No Youtube, o vídeo passa de 100 mil views porque ela faz um relato enorme sobre como foi importante para ela assistir a esse filme e sobre a relevância que ele tem na vida dela", contou Felipe Novaes na coletiva.
O vídeo que Graziela produziu para o Youtube tem, atualmente, 172 mil views. No relato, ela faz as afirmações: "Gostei muito do que assisti e fiquei muito emocionada", "É impressionante ver aquelas imagens e perceber que naquela época os shows do Charlie Brown Jr. eram como uma sessão de autoajuda", "Foi um turbilhão de emoções" e "Chorei várias vezes."
Confira o vídeo de Graziela Gonçalves sobre Chorão: Marginal Alado:
+++LEIA MAIS: O dia em que Chorão e Madonna se conheceram no Rio de Janeiro [FLASHBACK]
LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
No dia 5 de abril de 1994, o lendário e inesquecível vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, se suicidou aos 27 anos com um tiro na cabeça em Seattle, Washington, Estados Unidos. Desde então, deixou saudades eternas.
Marco para o grunge, músico fascinante, artista memorável e um dos principais nomes da música, Kurt Cobain fez história ao longo da carreira, principalmente acompanhado do Nirvana.
+++LEIA MAIS: 10 curiosidades sobre Kurt Cobain que você - provavelmente - não sabia [LISTA]
As canções compostas pelo vocalista para o grupo relembram o quão importante e fantástico ele foi para a história da música. Faixas impecáveis como "Come As You Are", "All Apologies" e "Drain You" dificilmente serão esquecidas.
Para relembrar a grandiosidade do lado artístico de Kurt Cobain com o Nirvana, a Rolling Stone EUA listou as 6 melhores músicas da carreira do vocalista com a banda. Confira a lista:
+++LEIA MAIS: Nirvana quase se chamou Skid Row antes de escolher nome oficial; entenda
Uma grande canção da discografia da banda, "All Apologies" apareceu originalmente no disco In Utero (1993). No entanto, a versão mais lembrada, e possivelmente querida pelo público, é a gravação de novembro de 1993 para o MTV Unplugged.
O Nirvana escreveu muitas das canções do Nevermind (1991) antes de gravar o disco, mas a Rolling Stone EUA lembra que "Drain You" foi composta durante as sessões. Kurt Cobain nunca revelou quem inspirou a canção de amor, porém, foi escrita apenas três meses após ele conhecer Courtney Love.
Com certa frequência, Kurt afirmava ser uma das músicas favoritas dele da discografia da banda, e eles a tocaram basicamente em todos os shows nos últimos três anos de atividade enquanto grupo.
"Penso que há tantas outras canções que escrevi e são tão boas [como 'Smells Like Teen Spirit']. Como 'Drain You'. Eu amo a letra e nunca me canso de tocá-la. Talvez se fosse tão grande quanto 'Teen Spirit', eu não gostaria tanto", contou à Rolling Stone em 1993.
Kurt Cobain era um grande fã dos Pixies e nunca escondeu isso. Muitas vezes, o músico recorria ao método de composição usado pela banda. "Estou ficando tão cansado dessa fórmula. Nós dominamos isso", disse à Rolling Stone em 1993.
Segundo a Rolling Stone EUA, porém, um dos melhores exemplos da fórmula é "Come As You Are", o segundo single de Nevermind (1991). Para a RS EUA, a versão do Unplugged é particularmente poderosa, e o refrão continua assustador.
Em uma entrevista de 1994 à Rolling Stone, Courtney Love lembrou-se de ter ouvido o processo de composição de "Heart-Shaped Box": "Tínhamos um armário enorme. E eu o ouvi lá trabalhando em 'Heart-Shaped Box'. Ele fez isso em cinco minutos."
Kurt Cobain começou a trabalhar na música no início de 1992, e a canção foi a escolhida como primeiro single de In Utero (1993). A Rolling Stone EUA lembra que o disco foi produzido por Steve Albini, e a gravadora temeu não ser comercial o suficiente, e Scott Litt foi chamado para remixar a faixa.
"Smells Like Teen Spirit" foi a canção que trouxe toda a atenção mundial para o Nirvana e deu início a uma nova era da música - e é um dos principais hits da história. "Eu estava tentando escrever uma música pop", disse o vocalista à Rolling Stone em 1993.
"Todo mundo se concentrou tanto nessa música e o motivo pelo qual ela teve uma grande reação é que as pessoas a viram na MTV um milhão de vezes", contou o artista na mesma entrevista.
+++LEIA MAIS: Quantos anos tinha Kurt Cobain quando escreveu 'Smells Like Teen Spirit'?
Não, a Rolling Stone EUA não escolheu "Smells Like Teen Spirit" para o primeiro lugar deste ranking. Segundo a revista, o terceiro single de Nevermind (1991) merece a colocação.
"Lithium" é uma música sobre um cara que passa a se dedicar à religião depois da morte da namorada. Isso o acalma, muito parecido com uma dose de lítio real. É uma incrível música e um dos principais destaques na discografia do Nirvana.
+++LEIA MAIS: Dave Grohl diz que Kurt Cobain foi 'o maior compositor de sua geração'
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições