Banda se inspirou na surf music eternizada pelo guitarrista falecido neste sábado, 16
Redação Publicado em 19/03/2019, às 14h46
Em 1959, Bruce Johnston conheceu o rei da guitarra e da surf music, Dick Dale. Na época, nenhum dos dois imaginava os caminhos que seguiriam no futuro. Johnston tocava como apoio na Kip Tyler and the Flips, e Dale chegou para também ajudar a banda.
Nada do glamour dos anos seguintes estava presente. Aos 22 anos, Dale ainda estava se encontrando no mundo da música e levava seu pai para assistir suas apresentações. “Ele ainda era um greaser, um cara total Elvis”, relembrou o ex-Beach Boy para a Billboard USA.
Nos anos seguintes, Dick aprimorou sua habilidade com a guitarra e se aprofundou na sua música de assinatura, a surf music. E começou a influenciar outras bandas.
Em 1961, 2 anos após o início tímido de Dale em shows, surgiram os Beach Boys. Ainda engatinhando, se apoiavam nas músicas do guitarrista nos shows.
Al Jardine, um dos fundadores, relembrou a inspiração gerada pelo guitarrista. “Eu e o Carl [Wilson] gostávamos de tocar “Misirlou” e “Let’s Go Trippin” quando ainda não tínhamos músicas suficientes para completar um show. Dick criou o som icônico que ajudou a gente a dar o primeiro passo na carreira”, revelou o baixista em uma postagem no Facebook.
“O Dick Dale foi uma grande inspiração para nós”, acrescentou Brian Wilson em sua homenagem ao músico. E, para Johnston, foi quem lançou a banda direto para o estrelato.
Billy Hinsche, músico de suporte dos Beach Boys, concorda que o guitarrista ajudou a banda a brilhar. “As duas influências óbvias nas guitarras eram Dick Dale e Chuck Taylor. Mas Dale fazia parte de uma categoria à parte.”
Mike Love se sente grato pela influência de Dick. “Nós fomos bem sortudos em dividir o palco com o Dick . E vários anos depois [da apresentação no Rendezvous Ballroom] tivemos o prazer de nos reencontrar. Ele era um artista arrasador, e sempre muito gentil e generoso conosco”, relembrou.
A admiração era mútua. “Ele tinha muito amor e muita admiração por todos os meninos. E ele ainda os chamava de ‘meninos’, como quando os conheceu”, comentou Hinsche.
Dick Dale morreu neste sábado, 16, aos 81 anos.
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições