Entidades miram prática adotada pela empresa Ticketmaster que define o valor dos bilhetes de acordo com a demanda
Por Rodrigo Tammaro Publicado em 04/09/2024, às 19h36
O governo do Reino Unido e a União Europeia estão investigando a venda de ingressos para a turnê de reunião do Oasis. O grupo liderado pelos irmãos Liam e Noel Gallagher anunciou no final de agosto que estará novamente nos palcos em 2025, após mais de 15 anos.
A iniciativa das autoridades mira os “preços dinâmicos” da Ticket Master, empresa responsável pela venda dos ingressos. A prática consiste em aumentar o valor dos bilhetes com base na demanda.
As investigações entraram em curso após fãs reclamarem dos valores abusivos cobrados para a turnê. De acordo com o site Pitchfork, tanto a comissão Europeia quanto a CMA (Competition and Markets Authority, entidade que regula o comércio no Reino Unido) estudam a possibilidade de proibir ou limitar o modelo.
+++LEIA MAIS: Procon-SP notifica Ticketmaster após ataque hacker e suposto vazamento de dados
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, chamou a prática de "deprimente" afirmou que o órgão regulador do país estava iniciando uma "revisão urgente".
Apesar de os preços dinâmicos não serem considerados ilegais, um porta voz da CMA questionou o formato.
A lei de proteção ao consumidor exige que as empresas sejam justas e transparentes em suas negociações com os consumidores, e as empresas devem dar informações claras e precisas sobre o preço que as pessoas têm que pagar. Não fazer isso pode violar a lei", disse ao jornal The Guardian
A holandesa Lara Wolters, integrante do Parlamento Europeu, também questionou a iniciativa ao jornal.
Os únicos vencedores nessa situação são as grandes plataformas de venda de ingressos, às custas dos fãs que se veem excluídos dos shows.”
Diversos fãs do Oasis ficaram decepcionados na hora de garantir um ingresso para a turnê de 2025.
Vários compradores reclamaram que os preços muito acima do valor inicial não foram revelados até que eles chegassem na etapa de pagamento.
Desde 2022, a Ticketmaster aplica a precificação dinâmica sobre os ingressos vendidos na plataforma. Por isso, embora as vendas tenham começado com o valor de 200 libras, vários fãs foram surpreendidos com preços que chegaram ao dobro do inicialmente anunciado.
+++LEIA MAIS: Oasis: Por que ingressos ficaram mais caros
A economista Schellion Horn afirmou à BBC que a dinâmica de preços determina que quanto maior a demanda por ingressos, maior o valor deles. Desse modo, "percebeu-se que os ingressos estavam, na verdade, com preços subestimados" quando as vendas iniciaram, já que a demanda para os shows foi muito alta.
A especialista pontou que a prática é comum em aplicativos de transporte e reservas de passagens de avião e hotéis, mas que o problema é que os fãs não estavam cientes sobre a dinâmica de preços e, portanto, houve falta de transparência por parte da Ticketmaster.
Segundo a empresa, o sistema foi introduzido para impedir revendas e garantir que uma maior porcentagem do dinheiro arrecadado seja direcionado aos artistas.
A Ticketmaster também afirmou que os valores foram determinados pelo "organizador do evento", que "precificou os ingressos de acordo com o valor de mercado."
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer