O evento reúne mais de 200 obras do artista, que morreu em março de 2010
Redação Publicado em 09/07/2016, às 11h32 - Atualizado em 11/07/2016, às 16h13
Um dos mais consagrados cartunistas brasileiros ganha homenagem a partir deste sábado, 9, no Itaú Cultural, em São Paulo. A "Ocupação Glauco" celebra a obra do artista (que morreu tragicamente em março de 2010) que por três décadas destilou acidez e perspicácia em personagens memoráveis como Geraldão, Geraldinho, Faquinha, Dona Marta e o casal Neuras.
Com mais de duzentas obras do paranaense, a exposição reúne esboços de personagens, HQs, rabiscos, charges, tirinhas, publicações em jornais impressos e desenhos não finalizados. Também integram a mostra: quadrinhos feitos a lápis, anotações e bilhetes guardados por Beatriz Veniss, com quem o cartunista foi casado por 15 anos.
Além dos originais, a "Ocupação Glauco" expõe inúmeras tiras e charges impressas, bem como exemplos da diagramação manual da revista Geraldão, do consagrado personagem desenvolvido pela pena irreverente do artista.
A exposição traz também com depoimentos audiovisuais dos cartunistas Angeli e Laerte, que já foram homenageados anteriormente com ocupações no espaço Itaú Cultural e com quem Glauco produziu a série de HQs Los 3 Amigos.
A mostra conta com ferramentas de acessibilidade para pessoas com deficiências visuais e auditivas, como mapas táteis e audioguias que descrevem as as tirinhas. Em alguns dos cartuns, as personagens são reproduzidas em relevo e ganham descrições em braile.
“Ele passou aqui na terra como um verdadeiro professor, ajudou muita gente e deixou uma obra artística com um estilo único, além de um legado de muito respeito, muita admiração, e uma saudade imensa”, declarou Beatriz em comunicado.
A "Ocupação Glauco" tem início neste sábado, 9, e vai até o dia 21 de agosto, domingo. As visitas acontecem de terça a sexta, das 9h às 20h; e de sábado, domingo e feriados, das 11h às 20h.
Ocupação Glauco no Itaú Cultural, em São Paulo
De 9 de julho a 21 de agosto
De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h; sábado, domingo e feriados, das 11h às 20h.
Itaú Cultural – Av. Paulista, 149 (ao lado da estação de metrô Brigadeiro)
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja