A atriz e cantora Odete Lara - Divulgação

Morre a atriz e cantora Odete Lara aos 85 anos

Musa do Cinema Novo, ela atuou em filmes como Bonitinha, Mas Ordinária e Noite Vazia

Redação Publicado em 04/02/2015, às 15h52 - Atualizado às 17h40

A atriz e cantora Odete Lara morreu na manhã desta quarta-feira, 4, aos 85 anos, na cidade do Rio de Janeiro. De acordo com o site do jornal O Estado de S. Paulo, ela sofreu um infarto enquanto dormia. Odete vivia em uma casa de repouso para idosos. O velório acontece na tarde de quarta, 4, na capital fluminense, e a cremação será realizada em Nova Friburgo, na manhã de quinta, 5.

Galeria: as 100 primeiras edições publicadas pela Rolling Stone Brasil.

Amiga da artista, Letícia Fontoura afirmou – em entrevista ao portal de notícias UOL – que Odete tinha a saúde debilitada desde que fraturou o fêmur, há alguns anos, após uma queda em casa. A estrela, contudo, não chegou a ser diagnosticada com uma doença mais grave antes de morrer.

Considerada musa do Cinema Novo, Odete teve uma carreira de sucesso nas telonas – que começou em 1956, com o filme O Gato de Madame, e seguiu prolífica nas décadas de 1960 e 1970. Odete também participou de diversas novelas, entre elas A Volta de Beto Rockfeller e As Bruxas, ambas da TV Tupi.

Nas telonas, os filmes de maior destaque são Bonitinha, mas Ordinária (de 1963, trecho acima), de J. P. de Carvalho; Noite Vazia (1964), de Walter Hugo Khouri; O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (1969), de Glauber Rocha, entre outros. A última atuação dela no cinema foi no longa O Principio do Prazer, lançado em 1979.

Como cantora, ela emprestou a voz aos espetáculos Eles e Ela, com Sérgio Mendes, e Meu Refrão, com Chico Buarque. Odete também cantou em Skindô, com Vinicius de Moraes, e gravou o álbum Vinicius e Odete Lara, de 1963, ao lado do poetinha e do violonista Baden Powell.

Veja dez dos 100 maiores momentos da música brasileira, listados na centésima edição da RS Brasil.

Quando decidiu sair dos holofotes – indo morar em Nova Friburgo –, Odete Lara passou a se dedicar ao budismo. Ela também atuou no teatro e foi escritora, tendo assinado três livros autorreferentes: Eu Nua (autobiografia), Minha Jornada Interior e Meus Passos na Busca da Paz.

A vida de Odete Lara é narrada no filme Lara, lançado em 2002, com direção de Ana Maria Magalhães e Christine Fernandes como protagonista. A própria Odete assina como uma das roteiristas na produção.

música cinema morreu morre Atriz Chico Buarque vinicius de moraes glauber rocha 85 anos 1963 Sérgio Mendes baden powell bonitinha odete lara j. p. de carvalho eu nua o dragão da maldade contra o santo guerreiro mas ordinária noite vazia

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer