No aplicativo Letterboxd, as produções ganharam as melhores avaliações
Malu Rodrigues I @amalu.rodrigues Publicado em 19/01/2020, às 11h00
O Oscar 2020 anunciou os indicados no último dia 13, e o filme Parasita é um dos favoritos dos críticos para ganhar em algumas categorias. Mas além das indicações, o longa também conquistou o público e já entrou em listas de melhores filmes de todos os tempos. No aplicativo Letterboxd, por exemplo, a produção ganhou uma avaliação muito boa.
Nesta mesma mídia social, outros filmes que também já estiveram na competição da Academia ganharam do público notas significativas, como o clássico O Poderoso Chefão e a animação Homem-Aranha: No Aranhaverso.
+++ LEIA MAIS: Os 10 filmes mais influentes da década de 2010, segundo o The New York Times
Para além do mainstream, produções estrangeiras - e não norte-americanas - como Um Dia Quente de Verão e Vá e Veja ganharam elogios e foram bem recebidos.
A partir das notas do Letterboxd, o site ScreenRant selecionou os dez melhores filmes narrativos de todos os tempos - do com a menor para a maior pontuação. Vale lembrar que documentários e stand-ups ficam de fora da lista. Confira:
O filme de gênero coming of age de 1991 retrata a vida de um jovem tailandês desde a infância. Com muita sensibilidade, potência narrativa e drama, o longa - mesmo antigo - renova a representação de dinâmicas sociais no cinema.
A Marvel se aperfeiçoa com a figura de Miles Morales, uma versão adolescente do Homem-Aranha de um universo paralelo. O jovem precisa aprender a lidar com os novos poderes e com os outros heróis de diferentes dimensões.
Com cenas de luta bem construídas e elenco carismático, o filme se destaca por misturar o estilo padrão das animações com a aparência dos quadrinhos.
+++ LEIA MAIS: Homem-Aranha: No Aranhaverso pode ganhar versão com atores reais pela Sony, diz site
Outra animação na lista, a produção mostra Chihiro, uma menina de dez anos que precisa salvar os pais de um feitiço enquanto trabalha para uma bruxa em um povoado repleto de espíritos. O filme tem cenas muito emocionantes e reflexivas.
+++ LEIA MAIS: Estúdio de Viagem de Chihiro e Castelo Animado confirma dois novos filmes em 2020
Durante a ocupação nazista em Belarus, um jovem chamado Flyora entra para o movimento de resistência. O filme retrata da forma mais real e crua os cenários horríveis da Segunda Guerra Mundial.
Depois de um julgamento, 12 homens precisam decidir sobre um veredito que condenará um adolescente à prisão ou não. A história é angustiante ao mostrar que entre os 12 indivíduos, um deles vai contra a decisão de todos os outros.
+++ LEIA MAIS: Os 7 melhores filmes da Netflix de janeiro de 2020: Kill Bill, A Origem e mais
Com três horas de duração, a produção de 1954 mostra sete samurais defendendo uma vila japonesa de bandidos. Na história, os guerreiros ensinam aos moradores do local a se protegerem e guerrearem.
O filme apresenta cenas de ação muito bem coreografadas e é considerado o precursor de produções com gênero focado em samurais.
O filme de drama de 1962 acompanha a jornada do guerreiro Hanshirō Tsugumo durante os anos 1600 no Japão. O longa tem muitas reviravoltas e é elogiado pelas cenas emocionantes - e estranhas.
A segunda parte da trilogia ficou na 3º posição da lista. O filme mostra duas narrativas paralelas que são bem construídas na história. A primeira envolve a ascensão de Michael na Máfia e a segunda gira em torno da juventude de Vito Andolini, antes dele virar Don Vito Corleone.
A primeira parte da trilogia ainda é a mais amada pelo público. O filme acompanha a rotina e desafios da Família Corleone - extremamente influente na Máfia Italiana - entre 1945 e 1955. O longa dirigido por Francis Ford Coppola mostra um roteiro bem desenvolvido e com personagens complexos e carismáticos.
A narrativa gira em torno de uma família sul-coreana à beira da miséria que se infiltra em uma família rica. O elenco conta com Kang-Ho Song, Woo-sik Choi, Park So-Dam. Parasita trabalha com muito cuidado questões sociais e familiares.
O sucesso da produção foi tão grande que o longa está sendo cotado para virar uma série na HBO, segundo a Variety.
+++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 1), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições