No aplicativo Letterboxd, as produções ganharam as melhores avaliações
Malu Rodrigues I @amalu.rodrigues Publicado em 19/01/2020, às 11h00
O Oscar 2020 anunciou os indicados no último dia 13, e o filme Parasita é um dos favoritos dos críticos para ganhar em algumas categorias. Mas além das indicações, o longa também conquistou o público e já entrou em listas de melhores filmes de todos os tempos. No aplicativo Letterboxd, por exemplo, a produção ganhou uma avaliação muito boa.
Nesta mesma mídia social, outros filmes que também já estiveram na competição da Academia ganharam do público notas significativas, como o clássico O Poderoso Chefão e a animação Homem-Aranha: No Aranhaverso.
+++ LEIA MAIS: Os 10 filmes mais influentes da década de 2010, segundo o The New York Times
Para além do mainstream, produções estrangeiras - e não norte-americanas - como Um Dia Quente de Verão e Vá e Veja ganharam elogios e foram bem recebidos.
A partir das notas do Letterboxd, o site ScreenRant selecionou os dez melhores filmes narrativos de todos os tempos - do com a menor para a maior pontuação. Vale lembrar que documentários e stand-ups ficam de fora da lista. Confira:
O filme de gênero coming of age de 1991 retrata a vida de um jovem tailandês desde a infância. Com muita sensibilidade, potência narrativa e drama, o longa - mesmo antigo - renova a representação de dinâmicas sociais no cinema.
A Marvel se aperfeiçoa com a figura de Miles Morales, uma versão adolescente do Homem-Aranha de um universo paralelo. O jovem precisa aprender a lidar com os novos poderes e com os outros heróis de diferentes dimensões.
Com cenas de luta bem construídas e elenco carismático, o filme se destaca por misturar o estilo padrão das animações com a aparência dos quadrinhos.
+++ LEIA MAIS: Homem-Aranha: No Aranhaverso pode ganhar versão com atores reais pela Sony, diz site
Outra animação na lista, a produção mostra Chihiro, uma menina de dez anos que precisa salvar os pais de um feitiço enquanto trabalha para uma bruxa em um povoado repleto de espíritos. O filme tem cenas muito emocionantes e reflexivas.
+++ LEIA MAIS: Estúdio de Viagem de Chihiro e Castelo Animado confirma dois novos filmes em 2020
Durante a ocupação nazista em Belarus, um jovem chamado Flyora entra para o movimento de resistência. O filme retrata da forma mais real e crua os cenários horríveis da Segunda Guerra Mundial.
Depois de um julgamento, 12 homens precisam decidir sobre um veredito que condenará um adolescente à prisão ou não. A história é angustiante ao mostrar que entre os 12 indivíduos, um deles vai contra a decisão de todos os outros.
+++ LEIA MAIS: Os 7 melhores filmes da Netflix de janeiro de 2020: Kill Bill, A Origem e mais
Com três horas de duração, a produção de 1954 mostra sete samurais defendendo uma vila japonesa de bandidos. Na história, os guerreiros ensinam aos moradores do local a se protegerem e guerrearem.
O filme apresenta cenas de ação muito bem coreografadas e é considerado o precursor de produções com gênero focado em samurais.
O filme de drama de 1962 acompanha a jornada do guerreiro Hanshirō Tsugumo durante os anos 1600 no Japão. O longa tem muitas reviravoltas e é elogiado pelas cenas emocionantes - e estranhas.
A segunda parte da trilogia ficou na 3º posição da lista. O filme mostra duas narrativas paralelas que são bem construídas na história. A primeira envolve a ascensão de Michael na Máfia e a segunda gira em torno da juventude de Vito Andolini, antes dele virar Don Vito Corleone.
A primeira parte da trilogia ainda é a mais amada pelo público. O filme acompanha a rotina e desafios da Família Corleone - extremamente influente na Máfia Italiana - entre 1945 e 1955. O longa dirigido por Francis Ford Coppola mostra um roteiro bem desenvolvido e com personagens complexos e carismáticos.
A narrativa gira em torno de uma família sul-coreana à beira da miséria que se infiltra em uma família rica. O elenco conta com Kang-Ho Song, Woo-sik Choi, Park So-Dam. Parasita trabalha com muito cuidado questões sociais e familiares.
O sucesso da produção foi tão grande que o longa está sendo cotado para virar uma série na HBO, segundo a Variety.
+++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 1), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja