Filmes de ação com gente fortíssima demais eram tendência na época
Redação Publicado em 03/05/2020, às 13h00
Os anos 1980 foram de extrema importância para o cinema, com o lançamento de diversos filmes que entraram para a história e são amados até hoje, grande parte de aventura e comédia, como De Volta Para o Futuro (1985), Curtindo a Vida Adoidado (1986), Os Goonies (1985), O Império Contra-Ataca (1980), entre outros. No entanto, um gênero que ganhou bastante destaque foi o de ação, principalmente os de "brucutus".
O nome "brucutu" veio do quadrinho homônimo de 1930, protagonizado por um homem das cavernas, grosseiro, rude e bruto chamado Alley Oop. Veja a capa abaixo.
Os filmes adotaram o significado do nome e eram protagonizados por homens adultos, civilizados, violentos e cabeças quentes. A trama dessas produções não eram complexas, mas divertiam. Na maioria, era um cara responsável por enfrentar - e matar - vários outros inimigos e, claro, sair vivo e quase sem nenhum arranhão no final. As motivações variavam, iam desde resgate de alguém, vingança a competição de artes marciais.
Atores como Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone foram grandes destaques nos filmes de brucutus. Com nomes como Rambo e Comando Para Matar, veja abaixo os 5 melhores filmes de brucutus dos anos 1980.
Protagonizado por Arnold Schwarzenegger, Comando Para Matar acompanha John Matrix, que busca resgatar a filha dele de um temido líder.
De acordo com a sinopse oficial, o soldado aposentado das Forças Especiais, Matrix, vive isolado com a filha Jenny, mas a privacidade deles é interrompida pelo ex-comandante Franklin Kirby, que o avisa que seus companheiros estão sendo assassinados um por um. Jenny é sequestrada pelo antigo ditador latino-americano Arius, que chantageia John com o rapto. Mas ele o contraria e se prepara para derrubar o líder perigoso e resgatar a filha.
Um dos poucos filmes de brucutus voltado às artes marciais, O Grande Dragão Branco acompanha o soldado estadunidense Frank Dux (Jean-Claude Van Damme) vai a Hong Kong para ser aceito no Kumite, uma competição de artes marciais altamente secreta e extremamente violenta. Enquanto isso, ele também tem que fugir dos oficiais militares que o consideram um desertor.
Esse filme tem uma pegada mais policial, mas continua brucutu. Nele, o tenete Marion "Cobra" Cobretti está no centro de uma série de assassinatos cometidos por uma sociedade secreta chamada Nova Ordem, na qual os assassinos escolhem os membros mais fracos da sociedade para o extermínio. A modelo Ingrid é colocada em custódia por Marion depois dela testemunhar contra o líder do movimento. No entanto, isso não traz paz aos dois que precisam lutar pela sobrevivência.
Duro de Matar é um dos filmes de brucutu mais diferenciados de Hollywood, porque nele, o policial John McClane (Bruce Willis), por mais que enfrente sozinho um exército, ele apanha, sangra e passa por diversos perrengues.
Na trama do filme, McClane participa de uma confraternização de fim de ano na sede da empresa japonesa em que a esposa trabalha. A festa é interrompida por terroristas. O policial não demora a perceber que não há ninguém para salvar o dia, a não ser ele mesmo.
+++LEIA MAIS: Michael Jackson deu instruções para uso da fortuna em testamento secreto
Rambo, talvez, seja a definição de filme de brucutu. Protagonizado por Sylvester Stallone, a trama do longa acompanha um veterano da Guerra do Vietnã que é preso e torturado por policiais. Para escapar e se vingar, ele precisar usar todo o treinamento e agressividade.
+++ RUBEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer