O ator, pai de Michael Douglas, morreu na última quarta, 5
Redação Publicado em 06/02/2020, às 07h55
Na última quarta, 5, Kirk Douglas, um dos melhores atores da história do cinema, morreu aos 103 anos. Protagonista em clássicos do cinema, como Spartacus(1960) e 20.000 Léguas Submarinas(1954), ele era um dos últimos astros vivos da Era de Ouro do Cinema Americano.
O ator, pai do astro de O Método Kominsky, Michael Douglas, e do produtor Joel Douglas, participou de filmes famosos, além de ter recebido um Oscar, em 1996, como homenagem pelos "50 anos de modelo moral e criativo para a comunidade cinematográfica."
+++ LEIA MAIS: Ator Kirk Douglas morre aos 103 anos: a despedida de uma lenda do cinema
Kirk Douglas também foi indicado ao Oscar pela atuação em O Invencível (1949), Assim Estava Escrito(1952) e Sede de Viver (1956). O Adoro Cinema listou as melhores produções já feitas pelo ator; confira:
O filme épico norte-americano foi dirigido por Stanley Kubrick e protagonizado por Kirk Douglas. A produção é considerada um sucesso, e arrecadou cerca de 60 milhões de dólares ao redor do mundo.
O longa ganhou o Globo de Ouro de 1961 por Melhor Drama e venceu o Oscar nas categorias melhor ator coadjuvante (Peter Ustinov), melhor direção de arte colorida, melhor fotografia colorida e melhor figurino colorido.
O filme norte-americano do gênero drama de guerra também foi dirigido pelo cineasta Stanley Kubrick. Sobre a Primeira Guerra, o longa contou com Kirk Douglas no papel de Coronel Dax, personagem que vai defender três soldados injustamente condenados à morte.
Baseada na obra de Humphrey Cobb, a produção recebeu a avaliação de 95% no Rotten tomatoes, além de ter sido indicado ao BAFTA como melhor filme. Em 1992, o longa foi considerado "cultural, historicamente e esteticamente significativo" pela Biblioteca do Congresso e foi selecionado para preservação no National Film Registry dos Estados Unidos.
O drama dirigido por Billy Wilder contou com Kirk Douglas no papel do protagonista Charles Tatum, um repórter desmotivado. O longa foi nomeado ao Oscar pela categoria Melhor Roteiro.
Apesar das críticas satisfatórias na época do lançamento, anos depois, o longa foi considerado fascinante, e foi elogiado por mostrar ao público o “pior da natureza humana”, como escreveu o Time Out London.
O filme alternativo de ficção científica contou com Kirk Douglas no papel do protagonista Matthew Yelland. Produzido por Peter Vincent Douglas, o longa recebeu críticas mistas, e foi nomeado ao Saturn Award pela categoria Melhor Filme de ficção e Melhor ator (Kirk Douglas).
O clássico, baseado na obra homônima de Júlio Verne, foi protagonizado por Kirk Douglas no papel do arpoador Ned Land. Produzido pelos Estúdios Disney, o longa ganhou duas categorias do Oscar pelos efeitos especiais e direção artística.
Na época de lançamento, o longa, que arrecadou cerca de US$28 milhões de bilheteria, foi avaliado positivamente. Anos mais tarde, a produção de Walt Disney foi evidenciada por estar além de seu tempo, recebendo avaliação de 89% de aprovação no Rotten Tomatoes.
No estilo Velho Oeste, o longa é baseado nos fatos ocorridos no tiroteio do O.K. Corral. A produção contou com Kirk Douglas no papel do dentista Doc Holliday. O filme foi indicado ao Oscar pelas categorias Melhor Som e Melhor Edição.
Dirigido por John Sturges, Sem Lei e Sem Alma foi criticado por algumas incongruências históricas relacionadas ao Gunfight at the O.K. Corral, um tiroteio de 30 segundos ocorrido em 26 de outubro de 1881. Mesmo assim, o filme foi majoritariamente bem recebido pela crítica, e a canção "Gunfight at the O.K. Corral", feita para o longa, é considerada uma das 100 melhores músicas do Oeste norte-americano.
+++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 2), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL
Itens pessoais de Angus Cloud serão leiloados para caridade 16 meses após sua morte
P. Diddy pagou para usar celular de outros detentos na prisão, dizem promotores
Dwayne Johnson revela a música que o ajudou em período de depressão
Charli XCX apresenta ‘360’ e ‘Sympathy Is a Knife’ no SNL; assista
David Lynch incentiva que fumantes abandonem o cigarro: "Preço alto a pagar"
Os Garotin ganha Grammy de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Português