- Montagem com O Diário de uma Adolescente e Cidades de Papel (Foto: Reprodução via IMDB)

Os 8 filmes adolescentes mais subestimados dos últimos 20 anos [LISTA]

Cidades de Papel, O Diário de uma Adolescente e mais: alguns filmes "teen" excelentes acabaram caindo no esquecimento

Redação Publicado em 10/05/2020, às 17h00

Se há uma pessoa responsável por popularizar os filmes adolescentes (ou teen, como preferir), esse alguém é o diretor John Hughes. Seus sucessos de 1980, como Clube dos Cinco ou Gatinhas e Gatões, despertaram gradativamente a necessidade do público - em geral mais jovem - de reproduzir as famosas angústias da puberdade nas telinhas, também como forma de autoconhecimento. 

+++LEIA MAIS: Amou Elite? Conheça Outer Banks, a nova série teen de suspense da Netflix

A década de 1990 nos trouxe vários filmes ambientados no ensino médio. No século 21, contudo, ainda tivemos vários (vários!) filmes adolescentes dignos de nota, como Meninas Malvadas e Superbad, mas alguns filmes excelentes caíram no esquecimento. Confira, abaixo, os 8 filmes adolescentes mais subestimados dos últimos 20 anos (via Screen Rant):

8. Cidades De Papel (2015)

Após o sucesso de A Culpa é das Estrelas em 2014, poderíamos pensar que qualquer filme baseado nos best-sellers de John Green se tornaria automaticamente icônico. Embora Cidades de Papel tenha encontrado um público modesto, nunca atingiu o nível de seu antecessor.

+++LEIA MAIS: Amou Simplesmente Acontece? Conheça Lovesick, série da Netflix sobre paixão entre melhores amigos perfeita para maratonar


7. Fora de Série (2019)

De Curtindo a Vida Adoidado a American Pie e Superbad, os filmes sobre adolescentes selvagens tendem a ser comandados por homens. No entanto, a diretora de primeira viagem Olivia Wilde nos mostra que uma loucura na juventude é importante para as meninas tanto quanto para os meninos. Fora de Série certamente merecia uma audiência maior do que recebeu.


6. Com Amor, Simon (2018)

Com Amor, Simon foi o primeiro grande filme teen de Hollywood com um protagonista realmente “desajustado”. Simon Spier, interpretado por Nick Robinson, é um adolescente gay que busca descobrir a identidade de seu “crush” secreto. Embora o hype em torno do filme tenha sido positivo, ele não se tornou o clássico esperado. Mas, acima de tudo, ajudou a pavimentar o caminho para outros filmes LGBTQ+, e isso já é uma conquista satisfatória.

+++LEIA MAIS: 6 filmes teen na Netflix para entender os adolescentes da última década


5. A Mentira (2010)

A Mentira não é necessariamente baseado em A Letra Escarlate, apesar de Olive Penderghast, interpretada brilhantemente por Emma Stone, se declara uma Hester Prynne contemporânea. Lançado no início da década, o filme deu mais crédito à sexualidade feminina do que seus predecessores literários juvenis, e deveria ser mais valorizado.


4. O Maravilhoso Agora (2013)

Como muitos outros filmes, O Maravilhoso Agora honra a premissa de que “os opostos se atraem”. Sutter Keely, interpretado por Miles Teller, é um rapaz de gosta de festas e se apaixona pela solitária e tímida Aimee Finicky (Shailene Woodley). Mas o que faz o filme brilhar é a sensibilidade crua dos personagens, bem como a química entre eles. Não é apenas um dos melhores filmes adolescentes dos últimos 20 anos, mas um romance para todas as idades - e merece ser lembrado como tal.

+++LEIA MAIS: 5 filmes na Netflix para lidar com o coração partido


3. Bling Ring: A Gangue de Hollywood (2013)

Os adolescentes costumam levar a culpa pelo que acontece, mas Bling Ring, de Sofia Coppola, aponta o dedo para a nossa própria sociedade obcecada pela fama. Baseado em fatos reais, o filme acompanha um bando de jovens que roubam as celebridades usando a rede mundial de computadores para saber quando atacar. Alguns críticos chamaram o filme de superficial, mas seu espetáculo social é um passeio divertido que mais pessoas deveriam dar.


2. A Ponta de um Crime (2005)

Se há uma mescla de gêneros inesperada é o filme adolescente com o neo-noir, mas é isso que torna a Ponta de um Crime tão brilhante. Ele se concentra em Brendan Frye (Joseph Gordon-Levitt), um lobo solitário de coração partido que está determinado a encontrar o assassino de sua ex-namorada, Emily Kostich (Emilie de Ravin). 

A Ponta de um Crime marcou a estreia de Rian Johnson, responsável pelo último filme de Star Wars, no posto de diretor. Agora, com tamanha popularidade, os espectadores podem olhar para sua filmografia e descobrir essa joia independente. 

+++LEIA MAIS: Os 10 melhores filmes de romance para assistir na Netflix: Diário de Uma Paixão, Idas e Vindas do Amor e mais


1. O Diário de uma Adolescente (2015)

O Diário de uma Adolescente capta a descoberta sexualidade feminina como nenhum outro filme, apesar de ter sido um fracasso de bilheteria. Dirigido por Marielle Heller, ele foca na tímida - e artística - adolescente Minnie Goetze (Bel Powley), que quer perder a virgindade. Ela engata um caso com o namorado de sua mãe (Alexander Skarsgård). Curiosamente, o filme não retrata Minnie como uma vítima indefesa ou uma sedutora do tipo Lolita: ela é simplesmente uma pessoa complexa e com falhas tentando descobrir sua identidade no meio de pessoas complexas e com falhas.

 


+ MINHA PLAYLIST.... FRANCISCO, EL HOMBRE | ROLLING STONE BRASIL 

netflix filmes notícia cinema LISTA adolescente screen rant teen cudades de papel

Leia também

Stevie Wonder promove turnê em estados indecisos sobre as eleições nos EUA


Slipmami lança 2º álbum, 'Até Aqui, Slip Nos Ajudou'; veja


Esposa de Brian May atualiza estado de saúde do guitarrista após derrame


Gal Costa: Briga por herança chega ao fim com acordo entre viúva e filho


Netflix: Emily em Paris é renovada para 5ª temporada; veja


Quem é o rapper Sean Diddy e por que ele está sendo acusado de crimes graves?