Regina Casé - Divulgação

Oscar 2016: Que Horas Ela Volta? está fora da disputa pela estatueta

Filme brasileiro de Anna Muylaert não foi citado em pré-lista de indicados a Melhor Filme em Língua Estrangeira

Redação Publicado em 18/12/2015, às 10h59 - Atualizado às 11h07

O filme Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert, está fora da disputa pelo Oscar 2016. O concorrente brasileiro não foi selecionado na lista prévia com nove longas que disputam uma indicação ao prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira, divulgada na última quinta-feira, 17, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Oscar: os filmes brasileiros que concorreram à indicação nos últimos anos.

Com a eliminação do filme de Anna, o Brasil permanece sem ter um filme indicado ao Oscar em mais de 16 anos. O último longa nacional a conseguir tal façanha foi Central do Brasil, na premiação de 1999, na mesma categoria. Em 2015, o filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro, foi o brasileiro a disputar a indicação à honraria.

Entre os filmes da lista de pré-indicados a Melhor Filme em Língua Estrangeira estão os favoritos Labirinto de Mentiras (Alemanha) e O Filho de Saul (Hungria). Além deles, podem ser indicados à premiação O Esgrimista, da Finlândia, Krigen, da Dinamarca, Le Tout Nouveau Testament, da Bélgica, El Abrazo de La Serpiente, da Colômbia, Cinco Graças, da França, Viva, da Irlanda, e Theeb, da Jordânia.

Edição 108 – Delicado, Que Horas Ela Volta? expõe realidade incômoda das relações de poder.

Celebrado pela crítica, Que Horas Ela Volta?, por sua vez, tem na bagagem prêmios dos festivais de Sundance e Berlim. O filme, que estreou em circuito comercial no último dia 27 de agosto, é dirigido por Anna Muylaert e tem como protagonista a atriz Regina Casé, que dá vida a Val, uma empregada doméstica.

Na trama, Val é uma nordestina que deixa a filha em Pernambuco para trabalhar como babá numa família de classe alta em São Paulo. Treze anos mais tarde, ela tornou-se uma segunda mãe para o menino Fabinho. O enredo do longa se inicia no momento em que Jéssica, filha da protagonista, vai para São Paulo prestar vestibular.

cinema premiação prêmio recife berlim val regina casé 2015 concorrentes 2016 pernambuco estranhos sundance campo Anna Muylaert que horas ela volta? oscar 2016 estrada 47 entrando nuam roubada língua estrangeira empregada doméstica

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer