- Professor Polvo (Foto: Divulgação/Netflix)

Oscar 2021: 3 lições que aprendemos com Professor Polvo, indicado a Melhor Documentário [LISTA]

Produção acompanha uma história inusitada para transmitir emocionantes lições sobre conexão com a natureza e fragilidade da vida

Camilla Millan Publicado em 23/04/2021, às 17h40

Indicado a Melhor Documentário no Oscar 2021, Professor Polvo é deslumbrante. Além do visual incrível, a produção ganha destaque ao transmitir diversas lições aos espectadores - da conexão com a natureza à importância de valorizar a vida.

Professor Polvo é dirigido por James Reed e Pippa Ehrlich, e acompanha a conexão inusitada entre o cineasta Craig Foster e um polvo. O documentário apresenta uma diferente perspectiva sobre o mundo marinho ao mostrar a inteligência e, inclusive, o carisma do animal. 

+++LEIA MAIS: 3 motivos para assistir (e 3 para não assistir) Seaspiracy, novo documentário da Netflix

É difícil não ficar impressionado com as habilidades do polvo e a conexão única entre ele e o cineasta Craig Foster, que visita o animal diariamente por quase um ano. Para conhecer mais sobre o emocionante documentário Professor Polvo, a Rolling Stone Brasil separou 3 lições que aprendemos com o documentário: 


Fragilidade da vida

Professor Polvo consegue mergulhar em uma interessante reflexão sobre fragilidade. O animal, mesmo o tão habilidoso, está suscetível a constantes ameaças e ao ciclo natural da vida - e ao perceber isso, o cineasta Craig Foster repensa sobre a vulnerabilidade dos animais e seres humanos.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 coisas que aprendemos em Collective, indicado a Melhor Documentário [LISTA]

A atualidade mostra, de uma vez por todas, essa fragilidade. A pandemia de Covid-19 prova que, de fato, o ser humano é frágil. Por isso, é preciso valorizar todos os momentos e ir atrás do que te deixa feliz.


Conexão com natureza

O documentário é uma história de amor. Foster passa a amar o polvo, assim como o ecossistema que o cerca. Ao reconhecer as belezas e complexidades desse mundo marinho, o cineasta se conecta consigo e com o oceano.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 coisas que aprendemos em Time, indicado a Melhor Documentário [LISTA]

A natureza é transformadora. Ao longo desse processo de se conectar com o mundo marinho, o cineasta percebe a complexa rede de relações e animais que preenchem o fundo do mar. O resultado da conexão com a natureza é uma transformação interna potente em Foster, que modifica a maneira que lida com os problemas, relaciona-se com família e pensa sobre o mundo. 

Diante disso, a produção também transmite a importância de preservar esses ambientes. A conexão com a natureza não é possível sem o respeito pelos animais e ecossistema. 

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 motivos para assistir Agente Duplo, indicado a Melhor Documentário de Longa-Metragem [LISTA]


Humildade para aprender

Muitas vezes, os seres humanos se enxergam como detentores de um saber superior e detentores de um poder que, na realidade, não têm. O mar mostra diversidade e complexos saberes - muitas vezes desconhecidos pelos humanos.

A potência do mar pode destruir o ego de muitos. E só dessa forma é possível aprender. Se você estiver aberto a conhecer novas realidades, o mundo marinho se abre como uma sala de aula - e o professor polvo estará lá para ensinar. 

+++LEIA MAIS: Samba, rap e hip-hop: histórias que aprendemos com o documentário AmarElo - É Tudo Pra Ontem, do Emicida

Professor Polvo ensina que, caso haja humildade e disponibilidade de aprender, é possível retomar a conexão ancestral entre seres-humanos e a natureza.


+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

notícia Documentário vida amor lição conexão oscar 2021 professor polvo natureza valorizar fragilidade

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições