- Time (Foto: Reprodução/Amazon Prime Video)

Oscar 2021: 4 coisas que aprendemos em Time, indicado a Melhor Documentário [LISTA]

Dirigido por Garrett Bradley, produção mostra a luta de Sibil Fox Richardson para libertar o marido da prisão

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 16/04/2021, às 14h10

Um dos indicados como Melhor Documentário no Oscar 2021 é Time (2020), dirigido por Garrett Bradley. Com uma trama reflexiva e emocionante, o filme fez o público pensar sobre diversos âmbitos da vida, como família, destino, justiça e muito mais.

Lançado no Festival Sundance de Cinema em 25 de janeiro de 2020, o longa acompanha Sibil Fox Richardson, empresária e mãe de seis filhos conhecida como Fox Rich, enquanto luta pela libertação do marido, Robert G. Richardson (Rob), condenado a 60 anos de prisão por assalto a banco. Rich também participou do crime, mas serviu três anos e meio de reclusão.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: Veja os indicados da 93ª edição da premiação

Time é inteiramente em preto e braco, e mistura materiais caseiros de Fox Rich e filmagens da diretora Garrett Bradley. Concorre na categoria Melhor Documentário contra Collective (2019), Crip Camp: Revolução pela Inclusão (2020), The Mole Agent (2020) e Professor Polvo (2020).

A narrativa emocionante de Time nos ensina muito. Veja quatro lições que aprendemos abaixo:

+++LEIA MAIS: 5 momentos marcantes na história do Oscar - de discurso de Chris Rock a selfie das celebridades [LISTA]


Nossas atitudes podem influenciar muitos ao nosso redor

Ao decidir assaltar um banco, Fox Rich e Rob afetaram não apenas eles mesmo, mas também muitos ao redor.

Em determinado momento do documentário, a protagonista relembra uma conversa com algumas das vítimas do assalto anos depois - e percebeu como isso as afetou. Além disso, a família do casal sofreu bastante, porque os filhos cresceram sem a presença do pai.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: Como as relações familiares preservam as raízes em Minari? [REVIEW]


Cada um tem seu próprio Tempo

Para Fox Rich, "Tempo" é olhar para fotos dos filhos pequenos e vê-los crescidos e com barba - uma visão mais otimista. Segundo um dos filhos de Rich, Justus Fox Richardson, "Tempo" é algo diferente, porque é imparcial e duro com as pessoas.

O documentário reafirma a visão de Justus. Enquanto a família espera pela liberdade de Robert Richardson, Fox Rich envelhece e passa a ter cabelos grisalhos, os filhos crescem e entram na faculdade. Rob perde tudo isso.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 filmes e séries para conhecer a carreira de Steven Yeun, estrela de Minari [LISTA]


A importância da família

A história de Rob e Fox Rich nos mostra como podemos contar com nossa família. Mesmo cometendo um crime, os parentes do casal os ajudaram com os filhos e a seguir a vida depois da prisão.

Depois de 20 anos de reclusão, Rob foi recebido de braços abertos pelos filhos e restante da família, com uma festa emocionante para comemorar o retorno dele.

+++LEIA MAIS: Os 20 melhores atores do Oscar nas últimas duas décadas, do pior ao melhor, de Leonardo DiCaprio a Jamie Foxx [LISTA]


Justiça nem sempre é justa

Rob e Fox Rich cometeram um crime e precisaram pagar por isso, mas a maneira como Rob foi tratado pelo Estado não foi tão justa. Enquanto a protagonista pegou três anos e meio de prisão, o marido foi condenado a 60 anos - uma diferença, no mínimo, discrepante.

Além disso, enquanto Rich tentava emplacar a condicional de Rob, foi completamente enrolada pelo escritório do juiz. Algo simples demorou semanas para se concretizar. A protagonista também fala como o sistema prisional é injusto e cruel com as populações pretas e pobres.

+++LEIA MAIS: Indicado ao Oscar 2021, Borat 2: Fita de Cinema Seguinte ganhará especial com cenas inéditas no Amazon Prime Video


+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

entretenimento notícia oscar cinema LISTA Documentário família time tempo indicado justiça rob Melhor Documentário coisas aprendemos atitudes oscar 2021 Sibil Fox Richardson Robert G. Richardson Fox Rich

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições