- Eurovision (Foto: Reprodução/Divulgação)

Oscar 2021: 4 curiosidades sobre 'Husavik', indicada em Melhor Canção Original

Interpretada por Molly Sandén e Will Ferrell, a faixa integra a trilha sonora de Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars

Redação Publicado em 14/04/2021, às 19h38

Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars, comédia musical da Netflix, concorre ao Oscar 2021 em Melhor Canção Original com a música original "Husavik", interpretada por Molly Sandén e Will Ferrell. 

O musical acompanha dois artistas não-convencionais de uma pequena cidade chamada Húsavík, que sonham em concorrer o Eurovision, festival responsável por lançar o ABBA. Estrelado por Will Ferrell como Lars e Rachel McAdams como Sigrit, o filme segue a carreira bagunçada, desastrada e divertida da dupla de pop escandinavo.

+++LEIA MAIS: 3 motivos para assistir Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars, indicado ao Oscar 2021

A impecável trilha sonora, assinada por Atli Örvarsson, chega ao Oscar 2021 com a emocionante e sensível "Husavik". Para entrar no clima da premiação, listamos 4 curiosidades sobre a canção:

Interpretação

No filme, quem canta a música é a personagem de Rachel McAdams, Sigrit. No entanto, a faixa é interpretada pela cantora sueca Molly Sandén (My Marianne), que se destaca pelos vocais potentes e encantadores. 

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: Por que prestar atenção na trilha sonora de Minari?

Curiosamente, o próprio ator que vive Lars, Will Ferrell, é o responsável por interpretar a canção ao lado de Molly Sandén.


Inspiração

Como é de se imaginar, a canção é inspirada na cidade do filme, Húsavík. Curiosamente, a pequena cidade realmente existe, fica no norte da Islândia, nas margens da baía Skjálfandi, e é o povoado mais antigo da Islândia. O local conta com pouco mais de 2 mil habitantes. 

Na lírica, inclusive, a música diz: "Onde as baleias podem viver porque são pessoas gentis. Na minha cidade natal, minha cidade natal" (em tradução livre, via Letras). Curiosamente, Húsavík é conhecida como a capital dos safaris de observação de baleias. 

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 músicas para conhecer Laura Pausini, indicada por 'Lo Si'


Campanha para o Oscar

Incentivados pelo prefeito de Húsavík, Kristjan Magnusson, os pouco mais de 2 mil habitantes fizeram uma campanha para que "Husavik" fosse indicada ao Oscar 2021: "A diversão de nos reunirmos para um grande projeto é a coisa mais importante", afirmou Magnusson.

A campanha online acompanha um residente fictício da pequena Húsavík chamado Oskar Oskarsson. No vídeo, o morador reflete sobre a cidade e brinca que a única coisa que falta para o local ficar completo é "outro Oskar".

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: Com elementos da cultura pop, Promising Young Woman mostra a realidade por trás do machismo estrutural [REVIEW]

Publicado no YouTube, o vídeo conta com mais de 200 mil visualizações entre os números da plataforma e das redes sociais: "O povo de Húsavík está muito animado", diz o comunicado da campanha.

Assista ao vídeo:

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 discos para conhecer Leslie Odom Jr., indicado a Melhor Canção Original [LISTA]


Sucesso para além do filme

"Husavik" estreou na Billboard no 16º lugar - e foi a estreia de Will Ferrell na famosa parada norte-americana também. De acordo com a Nielsen Music, a faixa somou 8.000 downloads de vendas nos Estados Unidos.

A canção é um sucesso para além do filme, e conta com mais de 9 milhões de visualizações no vídeo do YouTube e mais de 26 milhões de streams no Spotify. 

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 filmes para conhecer Sacha Baron Cohen, indicado a Melhor Ator Coadjuvante por Os 7 de Chicago [LISTA]

Ouça "Husavik":


+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL


+++SAIBA MAIS: Oscar 2021: 5 papéis para conhecer Olivia Colman, indicada como Melhor Atriz Coadjuvante 

Concorrendo ao Oscar como Melhor Atriz Coadjuvante por Meu Pai (2020), Olivia Colman nasceu em Norwich, Inglaterra, em 1974. O primeiro papel grande foi na sitcom Peep Show (2003) e, desde então, participou de produções famosas, como a série The Crown (2016) e o longa A Favorita (2018), pelo qual ganhou o Oscar como Melhor Atriz em 2019. 

Colman estudou na Universidade de Cambridge, onde participou do grupo de teatro  Footlights. Nas audições, conheceu os criadores do Peep Show e logo entrou para o meio artístico, participando de diversas séries de comédia. Além do Oscar, também ganhou três Globo de Ouro e quatro Bafta. Confira cinco papéis para conhecer a carreira de Olivia Colman:

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 filmes para conhecer Amanda Seyfried, indicada a Melhor Atriz Coadjuvante por Mank [LISTA]


Broadchurch (2013)

A pequena cidade de Broadchurch se torna centro de uma investigação policial quando o corpo de um garoto de 11 anos é encontrado na praia. Agora, a policial Ellie Miller (Olivia Colman) e o detetive Alec Hardy (David Tennat) precisam trabalhar juntos para solucionar o caso. Colman foi indicada ao Emmy como Melhor Atriz pela série.


The Crown (2016)

The Crown acompanha a trajetória da Rainha Elizabeth II desde os preparos para assumir o trono inglês até hoje. Colman interpreta a versão mais velha de Elizabeth, a partir da terceira temporada. A série tem uma ótima recepção da crítica e recebeu indicações ao Emmy e Globo de Ouro.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 filmes para conhecer a carreira de Maria Bakalova, indicada a Melhor Atriz Coadjuvante


Fleabag (2016)

Fleabag (Phoebe Waller-Bridge) é uma jovem britânica tentando lidar com os problemas do início da vida adulta, como relacionamentos, trabalho, família e vida sexual. Colman interpretou a madrasta de Fleabag. A série também foi escrita e criada por Waller-Bridge e recebeu 100% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes.


A Favorita (2018)

Colman interpretou a Rainha Ana no longa ambientado na Inglaterra do século XVIII. Em A Favorita, Sarah Churchill (Rachel Weisz), a Duquesa de Marlborough, é conselheira e amante da Rainha, mas vê o posto ameaçado com a chegada da criada Abigail (Emma Stone), que conquistou a atenção da majestade.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 6 filmes para conhecer a carreira de Lakeith Stanfield, indicado a Melhor Ator Coadjuvante [LISTA]

O filme concorreu a nove Oscars, além de ser indicado ao Globo de Ouro, Bafta, SAG Awards e Festival Internacional de Cinema de Veneza.


Meu Pai (2020)

Anthony (Anthony Hopkins) é um senhor de 81 anos e mora sozinho em um apartamento em Londres. A filha Anne (Olivia Colman) tenta a todo custo ajudar o pai, contratando cuidadoras para supervisioná-lo, mas Anthony sempre dá um jeito de demiti-las. 

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: Conheça Meu Pai, filme com Anthony Hopkins indicado a Melhor Filme

Quando Anne decide se mudar para Paris com o novo namorado, o pai começa a mostrar ainda mais os sinais da velhice, não reconhecendo mais os familiares. O longa foi dirigido por Florian Zeller e possui cinco indicações ao Oscar 2021.

filme entretenimento netflix notícia will ferrell melhor canção original oscar 2021 Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars "Husavik" Molly Sandén

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja