- Cena de Destacamento Blood. (Foto: Divulgação/IMDb/Netflix)

Oscar 2021: 4 motivos para prestar atenção em Destacamento Blood, indicado a Melhor Trilha Sonora Original [LISTA]

Filme de Spike Lee acompanha veteranos da Guerra do Vietnã, aborda questões raciais e esbanja Marvin Gaye na tracklist

Gabriela Piva | @gabriela_piva (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 01/04/2021, às 15h03

Professor de cinema da New York University (NYU) Spike Lee provou em Destacamento Blood (2020), da Netflix, ser um bom educador. Baseado em fatos, o longa acompanha cinco veteranos da Guerra do Vietnã (1955 - 1975) em uma viagem para encontrar restos mortais do comandante Stormin (Chadwick Boseman) e ouro deixados no local.

Outro professor trabalhou com Lee no filme: Kevin Wilmott, da Universidade de Kansas, co-escreveu o roteiro de Destacamento Blood. Juntos, deram uma aula de história para um país que nega a derrota na guerra.

+++ LEIA MAIS: Todos os filmes do Spike Lee, do pior ao melhor, segundo site [LISTA]

Indicado como Melhor Trilha Sonora Original no Oscar 2021, Destacamento Blood não é uma obra-prima de Spike Lee, mas vale a pena assistir. Confira quatro motivos para prestar atenção no filme:


Trilha Sonora

Destacamento Blood não tem grandes indicações ao Oscar 2021. Porém, concorre na categoria de Melhor Trilha Sonora Original.

+++LEIA MAIS: Chadwick Boseman aprendeu a tocar trompete para A Voz Suprema do Blues

A parceria de sucesso para a música do filme começou com a contratação do trompetista Terence Blanchard, responsável pela trilha sonora. Para ter ideia do renome do músico: venceu quatro das seis indicações ao Grammy na carreira. 

De acordo com Itapema Fm, o disco é repleto de clássicos do Marvin Gaye e outras canções R&B de sucesso. Lançado em 2020, o disco homônimo ao filme está disponível nas plataformas digitais.  

+++ LEIA TAMBÉM: Os maiores esnobados do Oscar 2021: Destacamento Blood, Bacurau, Uma Noite em Miami e mais [LISTA]


História inspirada em fatos 

Em busca de ouro e dos restos mortais do comandante, Paul (Delroy Lindo), Otis (Clarke Peter), Eddie (Norm Lewis), Melvin (Isiah Whitlock Jr.) e David (Jonathan Majors) viajam dos EUA até o Vietnã. 

+++ LEIA MAIS: Spike Lee diz que Trump ‘entrará para história como Hitler’

A volta ao local representa uma forma de ressignificar as memórias dos cinco amigos. Flashbacks com personagem de Boseman explicam o passado e o futuro - isso responde como se tornaram quem são. 

Apesar de viverem aventuras e conhecerem a cultura vietnamita de outra maneira, a história termina em tragédia. O enredo também trata questões raciais.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


Chadwick Boseman

A história do ator de Pantera Negra ficou mais conhecida quando morreu em agosto de 2020. Ninguém sabia sobre a luta travada durante quatro anos contra o câncer de cólon.

Na época, a notícia tornou pública a condição preocupante de Boseman ao filmar grandes obras do cinema. Destacamento Blood, inclusive, foi um dos longas feitos durante a quimioterapia.

+++ LEIA MAIS: Chadwick Boseman 'não queria tratamento especial' devido à doença, diz Spike Lee

Como ninguém além da esposa e alguns familiares de Boseman sabiam do estado de saúde, o elenco do filme de Lee ficou insatisfeito com o tratamento diferenciado do ator no set

"Minha esposa me perguntou como era trabalhar com Chadwick, e eu disse que o tratavam como se fosse alguém 'especial', porque estava cercado por bajuladores no set de filmagem," relembrou Peters em entrevista ao Good Morning Britain. "Sinto-me arrependido quando me lembro desses pensamentos."

+++LEIA MAIS: Viola Davis faz homenagem a Chadwick Boseman: ‘Ele viveu o momento’ 


De olho no futuro

Com as críticas sociais e a lembrança da história dos EUA, Spike Lee faz o seu melhor: diverte e instiga o telespectador. 

Com personagens como Paul (Delroy Lindo), foi possível apresentar questões passadas para pensar o presente e entender como os amigos se tornaram quem são - uma alusão à vida comum. 

+++ LEIA TAMBÉM: 5 momentos marcantes da carreira de Spike Lee: do Oscar a entrevista com Racionais MC's

Os aspectos sociais em Destacamento Blood, como o privilégio do dinheiro ou a questão racial, são mais uma assinatura de Lee

O diretor entregou um filme inteligente, divertido e apreensivo. Ao entreter, surpreende ao entristecer e desesperar com os acontecimentos finais da obra.

+++ LEIA MAIS: Entrevista com Spike Lee: dirigindo Go Brazil Go!, documentário sobre o país, ele critica a Fifa e Marco Feliciano.

+++ KANT | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

filmes oscar cinema estados unidos EUA Chadwick Boseman noticias Guerra do Vietnã spike lee oscar 2021 destacamento blood vietnã

Leia também

Sammy Hagar quer paz com Alex Van Halen: 'Não vou levar isso para o túmulo'


Toto promete 'todos os hits' em apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro


Lenny Kravitz faz show com ar de festival e embala o público com hits em SP


Javier Bardem diz que não queria conhecer irmãos Menendez e 'falar com assassinos'


Modelo processa Kanye West por agressão sexual e estrangulamento


Nando Reis diz que usou drogas durante 30 anos: 'Foi consumindo minha vida'