Versátil, a artista foi aclamada por papéis comoventes e cômicos ao longo da carreira
Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 18/04/2021, às 14h00
Frances McDormand não é um nome estranho ao Oscar. Coleciona duas estatuetas de Melhor Atriz, e foi indicada à terceira em 2021 por Nomadland (2020). Flexível e nada convencional, McDormand é ora comovente, ora cômica, mas quase sempre entrega uma performance de tirar o fôlego.
Nasceu no estado de Illinois, EUA, em 1957. É filha adotiva de Noreen e Vernon McDormand, casal religioso com um propósito missionário de cuidar de crianças. Aos 24 anos, recém formada do curso de teatro da Universidade de Yale, arranjou o primeiro papel. Foi a primeira parceria entre ela e os irmãos Coen. Casou-se com um deles, Joel Coen, e, mais de 30 anos depois, participou de seis filmes da dupla de diretores.
McDormand é conhecida por trazer complexidade incrível aos personagens. Separamos cinco filmes para entender a carreira da atriz:
Mildred Hayes (Frances McDormand) enfrenta a pior dor para uma mãe: o estupro e assassinato da filha adolescente. Inconformada com a ineficiência da polícia na investigação, Mildred ergue três outdoors e causa controvérsias na comunidade.
A personagem é audaciosa e muitas vezes antipática. Porém, é difícil não sentir empatia pela dor dela. O longa recebeu sete indicações ao Oscar e venceu dois deles, incluindo a segunda vitória de McDormand como Melhor Atriz.
Essa quase cinebiografia de Cameron Crowe, diretor do longa, conta a história do adolescente William Miller (Patrick Fugit), quem cobre a turnê de uma banda de rock para a Rolling Stone nos anos 1970.
+++LEIA MAIS: Onde assistir aos principais filmes do Oscar 2021: Mank, Nomadland e mais
McDormand interpretou a mãe de William, Elaine Miller. Superprotetora e amável, proíbe qualquer sinal de rock dentro de casa ou qualquer má influência. McDormand e Kate Hudson (Penny Lane) receberam indicações para Melhor Atriz Coadjuvante no ano de lançamento. Crowe também levou o Oscar de Melhor Roteiro Original.
O gerente de uma revendedora de automóveis planeja o sequestro da própria esposa para sair de uma situação financeira ruim. O sogro ajuda a pagar o resgate, mas os bandidos contratados atiram em um policial e iniciam uma série de assassinatos.
Fargo é um clássico desde quando foi lançado. A comédia obscura foca em Marge Gunderson (McDormand), policial grávida envolvida quem lidera a investigação depois do sequestro falso mal executado.
Foi a primeira parceria entre a atriz e os irmãos Coen, e rendeu um Oscar de Melhor Atriz, assim como Melhor Roteiro Original para os diretores.
Queime Depois de Ler (2008)
Linda (McDormand) e Chad (Brad Pitt) são pessoas completamente comuns. Funcionários de uma academia, encontram um computador com informações confidenciais do governo. Naturalmente, tentam vendê-lo para ganhar dinheiro fácil e realizar o maior sonho de Linda: uma cirurgia plástica.
Um estilo de personagem diferente para McDormand, Linda é egoísta e desinformada, vive no mundo da Lua. Assim, dá a chance para a atriz exibir suas habilidades cômicas. Teve, inclusive, uma indicação ao Globo de Ouro como Melhor Atriz de Comédia.
Outro filme dos irmãos Coen, Queime Depois de Ler conta também com George Clooney, Tilda Swinton e John Malkovich no elenco.
Fern (McDormand) é uma personagem fictícia em um mundo real. Depois da crise de 2008, muitas pessoas dos Estados Unidos viram suas cidades se transformarem em áreas abandonadas e largaram a maior parte das posses para viver uma vida de nômade.
+++LEIA MAIS: Oscar 2021: conheça a carreira de Andra Day, indicada a Melhor Atriz
O filme conta com nômades da vida real. A diretora Chloé Zhao e a própria McDormand realizaram muita pesquisa para representar essa comunidade honesta e sensivelmente. Esse retrato sóbrio e delicado é visível na performance da atriz, indicada a Melhor Atriz no Oscar 2021.
Baseado no livro de não ficção Nomadland: Surviving America in the 21st Century (Nomadland: Sobrevivendo na América do Século XXI, em tradução livre), o longa tem outras cinco indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção.
+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer