A estrela ficou um tempo fora das premiações, mas retornou com um dos melhores papéis da carreira
Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 22/04/2021, às 18h22
Carey Mulligan é uma forte aposta para levar a estatueta de Melhor Atriz no Oscar 2021. Interpretou com maestria a justiceira Cassie em Promising Young Woman (2020), lançado no Brasil como Bela Vingança.
A atriz britânica nasceu em 1985 e entrou no universo das artes com seis anos, quando participou de um musical da escola. Mulligan foi indicada como Melhor Atriz no Oscar 2010 por Educação, e, após isso, ficou um tempo fora das premiações, mas retornou com um dos melhores papéis da carreira.
Promising Young Woman foi dirigido e escrito por Emerald Fennell e critica diretamente o machismo estrutural. O filme conta a história de uma mulher em busca de justiça e vingança contra homens com más intenções, e, para isso, não define barreiras.
Para conhecer Carey Mulligan, confira seis papéis da carreira dela além de Promising Young Woman:
Mulligan estreou nas telonas como Kitty Bennet em Orgulho e Preconceito (2005), com apenas 18 anos. Baseado no livro homônimo de Jane Austen, a produção conta a história de Elizabeth (Keira Knightley), quem sofre pressão dos pais para se casar. No entanto, quando conhece o rico e belo Darcy, há uma química entre os dois, mas, a natureza reservada dele ameaça a relação.
Em Educação (2009), a atriz vive Jenny, jovem de 16 anos do subúrbio londrino. É incentivada pelos pais a ir para Universidade de Oxford, mas, quando conhece David (Peter Sarsgaard), vê um novo mundo se abrir, deixando-a em dúvida entre a educação formal e o aprendizado da vida. O longa conseguiu três indicações ao Oscar 2010: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz para Mulligan.
Mulligan interpretou Irene em Drive (2011), e teve Ryan Gosling como colega de elenco. O filme do diretor dinamarquês Nicolas Winding Refn mostra um dublê de cenas de perseguição em Hollywood com talento para ser piloto de fuga em assaltos. Solitário, tem a vida transformada quando se apaixona pela vizinha Irene, cujo marido está prestes a sair da cadeia.
O drama erótico Shame (2011) foi muito premiado e trouxe mais visibilidade para a carreira de Mulligan. No papel de Sissy, a atriz contracena com Michael Fassbender (Brandon), homem apático de 30 e poucos anos com a vida resumida à busca do prazer sexual.
Ao som de muito folk, Carey Mulligan foi Jane no filme dirigido pelos irmãos Coen (Joel e Ethan). A produção com Oscar Isaac, Justin Timberlake e Adam Driver mostra a vida do cantor e compositor Llweyn Davis, e seu sonho de viver de música na Nova York, EUA, dos anos 1960.
Disponível na Netflix, A Escavação (2021) se tornou um sucesso rapidamente entre os assinantes. Mulligan contracena com Ralph Fiennes e Lily James no longa sobre um arqueólogo em uma escavação historicamente importante de Sutton Hoo, Reino Unido, em 1938.
+++ LEIA MAIS: 3 motivos para assistir A Escavação, novo sucesso da Netflix
+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer
Megan Thee Stallion pede ordem de restrição contra Tory Lanez