- Frances McDormand em Nomadland (Foto: Divulgação / Searchlight Pictures)

Confira os melhores momentos do Oscar 2021 [LISTA]

Entre Chloé Zhao ser a primeira Melhor Diretora asiática e Antonhy Hopkins ser o ator mais velho a levar uma estatueta; confira

Gabriela Piva (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 26/04/2021, às 16h14

O Oscar 2021 aconteceu em meio à pandemia do Coronavírus em uma estação de trem de Los Angeles, Califórnia, no domingo, 25. A cerimônia foi considerada a mais diversa da história pela representatividade de minorias no cinema. 

O grande premiado da noite foi Nomadland (2021), de Chloé Zhao. Segunda mulher a vencer como Melhor Diretora, também fez história ao ser a primeira asiática premiada na categoria.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: Nomadland é o grande vencedor; confira todos ganhadores

O Oscar 2021 teve ocasiões marcantes, como o hilário discurso de Daniel Kaluuya (o astro de Judas e O Messias Negro agradeceu aos pais por terem transado), e a vitória de Anthony Hopkins por Meu Pai (ator mais velho a ganhar um Oscar). Confira os melhores momentos da premiação:


Trent Reznor e Atticus Ross 

Soul (2020), da Pixar, ganhou duas estatuetas: Melhor Animação e Melhor Trilha Sonora Original - composta por Trent Reznor, líder do Nine Inch Nails, e Atticus Ross.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 curiosidades sobre O Som do Silêncio, indicado a Melhor Roteiro Original [LISTA]

Não foi o primeiro Oscar da dupla: venceram a mesma categoria por A Rede Social (2010). Participaram de Millenium - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres (2011) e Garota Exemplar (2014).

O disco de Soul (2020) possui 42 músicas, dentre elas “Born to Play,” “Bigger Than Us” e “The Great Beyond.” Jon Batiste, Daveed Diggs e Cody Chesnutt também assinaram a criação.

+++ LEIA MAIS: As 5 indicações mais inesperadas ao Oscar 2021: de Druk a LaKeith Stanfield [LISTA]


H.E.R.

Vencedora do Grammy 2021, a cantora de 23 anos fez história na 93ª edição do Oscar. Ganhou Melhor Canção Original por “Fight For You,” de Judas e o Messias Negro (2021). 

Na mesma categoria, concorriam Celeste, de Os 7 de Chicago (2020), com “Hear My Voice”; Leslie Odom Jr., de Uma Noite Em Miami (2021), com “Speak Now”; Fire Saga, de Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars (2020), com “Husavik”; e Laura Pausini, de Rosa & Momo, com “lo Si (Seen)."

+++ LEIA MAIS: Todos os indicados a Melhor Filme do Oscar 2021, do pior ao melhor: de Nomadland a Os 7 de Chicago [LISTA]

A música vencedora do Oscar 2021 foi composta por Dernst “D’Mile” Emile II, H.E.R. e Tiara Thomas


Nomadland

O grande vencedor da noite foi Nomadland (2021). Levou três estatuetas: Melhor Filme; Melhor Atriz pela atuação de Frances McDorman; e Melhor Direção pelo trabalho de Chloé Zhao.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 coisas que aprendemos em Collective, indicado a Melhor Documentário [LISTA]

A cineasta foi a segunda mulher premiada na categoria. A primeira foi Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror (2008), na 82ª edição do Oscar.

Com tanta diversidade na cerimônia de 2021, Chloé foi a primeira asiática a vencer como Melhor Direção - outro marco feminino.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 filmes para conhecer a carreira de Yuh-Jung Youn, indicada por Minari [LISTA]

O filme conta a história de Fern (Frances McDormand). Após perder tudo aos 60 anos, passa a viver como uma nômade no Oeste dos EUA. 


Vitória de Anthony Hopkins por Meu Pai (2020)

Ao contrário das expectativas, o Oscar 2021 não premiou Chadwick Boseman postumamente pelo trabalho em A Voz Suprema do Blues (2020). Anthony Hopkins ganhou como Melhor Ator por Meu Pai (2020). Aos 83 anos, tornou-se o mais velho artista a levar a estatueta.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: Anthony Hopkins bate recorde e se torna o mais velho indicado a Melhor Ator

Mesmo faltando à premiação por se refugiar da pandemia no País de Gales, publicou um agradecimento nas redes sociais nesta segunda, 26. No discurso, homenageou a Boseman.

"Bom dia, estou na minha terra natal. Não esperava ganhar um Oscar nesta idade. Estou muito grato à Academia. Muito obrigado [...] Quero homenagear Chadwick Boseman, quem foi tirado de nós muito cedo."

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 3 motivos para assistir (e 3 para não assistir) Promising Young Woman [LISTA]

Segundo aVeja, Christopher Plummer era o ator mais velho a ganhar o prêmio por Toda Forma de Amor (2010). Tinha 81 anos na época. Morto em fevereiro de 2021, foi homenageado na cerimônia.


Discurso de Thomas Vinterberg

Ao vencer a categoria Melhor Filme Estrangeiro por Druk - Mais Uma Rodada (2020), Thomas Vinterberg homenageou a filha, morta em um acidente de carro em 2019, de acordo com Omelete. O discurso do diretor foi emocionante.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: Na fronteira com documentário, Nomadland faz um retrato multifacetado da vida na estrada [REVIEW]

“Queríamos fazer um filme sobre a celebração da vida, mas o impossível aconteceu antes das filmagens: um acidente na rodovia levou minha filha,” embargou a voz. “Nós sentimos falta dela e eu a amo. Dois meses antes da produção começar e dela morrer, minha filha viajava pelo continente africano, onde leu e se entusiasmou com o roteiro de Druk - Mais Uma Rodada (2020).”

Para finalizar, o cineasta dedicou a obra à filha. Druk - Mais Uma Rodada (2020) é protagonizado por Mads Mikkelsen (Martin), da série Hannibal

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 filmes para conhecer Riz Ahmed, indicado a Melhor Ator

Thomas Vinterberg remembers his late daughter in moving acceptance speech: "This is a miracle that just happened—and you're a part of this miracle. Maybe you've been pulling some strings somewhere, I don't know. But this one is for you." https://t.co/LsffGKAhao #Oscars pic.twitter.com/V2qbmMcHpp

— Good Morning America (@GMA) April 26, 2021

Dança de Glenn Close

O Oscar 2021 também guardou alguns momentos engraçados. Em um jogo com Lil Rey Howery , Glenn Close requebrou ao som de “Da Butt,” de Experience Unlimited:

Spike Lee escreveu a canção para o filme brilhante Lute Pela Coisa Certa (1988), mas meus amigos não foram indicados ao Oscar,” contou e provou como tem boa memória sobre a história da premiação.

+++ LEIA MAIS: As 20 melhores atrizes do Oscar nas últimas duas décadas, da pior a melhor, de Meryl Streep a Olivia Colman [LISTA]

Em seguida, surpreendeu os colegas e o público ao dançar em um vestido de gala.

Glenn Close is a national treasure.#DaButt#Oscarshttps://t.co/ScDUrk0xaG pic.twitter.com/pgv8XQ1lrb

— Good Morning America (@GMA) April 26, 2021

Discurso de Daniel Kaluuya

Vencedor da categoria Melhor Ator Coadjuvante pelo papel de Fred Hampton em Judas e O Messias Negro (2021), Daniel Kaluuya emocionou com o discuso sobre o ativista dos Panteras Negras. Também agradeceu à equipe pelo trabalho:

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: Judas e o Messias Negro é o primeiro filme produzido inteiramente por negros e indicado a Melhor Filme

“Obrigado a Warner Bros. por se dedicar tanto a este filme. É tão difícil fazer um longa sobre um homem como Fred Hampton,” falou. “Que homem!”

Para finalizar, acrescentou um tom de humor e arrancou uma reação viral da mãe, Damalie Namusoke, presente na plateia: “A vida é incrível. Minha mãe e meu pai transaram, sabe? É por isso que estou aqui. Estou feliz por estar vivo. Celebrarei a vida hoje.”

+++ LEIA MAIS:  Oscar 2021: 4 filmes para conhecer a carreira de Daniel Kaluuya, astro de Judas e o Messias Negro [LISTA]

+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

filmes oscar cinema Chadwick Boseman noticias H.E.R. judas e o messias negro melhores momentos nomadland Trent Reznor oscar 2021

Leia também

Lágrimas no MAM: Arnaldo Antunes e Vitor Araújo estendem parceria em projeto audiovisual


Stevie Wonder promove turnê em estados indecisos sobre as eleições nos EUA


Slipmami lança 2º álbum, 'Até Aqui, Slip Nos Ajudou'; veja


Esposa de Brian May atualiza estado de saúde do guitarrista após derrame


Gal Costa: Briga por herança chega ao fim com acordo entre viúva e filho


Netflix: Emily em Paris é renovada para 5ª temporada; veja