A música é uma combinação entre a harmonização da integridade comercial e poética
Redação Publicado em 30/03/2020, às 18h17
Os Beatles alcançaram uma fama imensurável, principalmente porque seguiam a ideia de querer se expressar como artistas e não necessariamente mirar em paradas ou tornar-se uma banda grandiosa comercialmente, isso seria consequência. O caso de “Help!”, contudo, foi o contrário - já que a música foi pensada para ser comercial, como relembrou a Far Out Magazine.
+++LEIA MAIS: 3 músicas dos Beatles banidas das rádios por motivos totalmente ridículos
Ao incluir “Help!” entre as favoritas dos Beatles, em uma entrevista em 1970, John Lennon disse: "Porque eu quis dizer isso, é real. A letra é tão boa agora como era, não é diferente, você sabe. Faz-me sentir seguro saber que eu era tão sensível ou o que quer que fosse - bem, não sensível, mas consciente de mim mesmo. Isso é sem ácido, sem nada... Na verdade, maconha ou o que for. Era só eu cantando. Fizemos essa música muito rápido para ser comercial."
Mais tarde, Lennon contou em uma entrevista à Playboy: "A coisa toda dos Beatles estava além da compreensão. Eu estava subconscientemente clamando por ajuda.". Este é o ponto cujo reside a beleza da música, na harmonização da integridade comercial e poética. A necessidade de vender bem significava que o grupo precisava revisar as harmonias.
Não apenas existem harmonias bastante suntuosas entre Paul McCartney e George Harrison, mas talvez mais pertinentemente, a justaposição entre as vozes deles e as de John Lennon - que, para eles, precisava soar como um encaixe perfeito - e, assim, aconteceu.
“Help!” alcançou o topo das paradas por três semanas, mas durante este tempo, a maior parte do público desconhecia que a música número um no país era uma faixa pensada para estar em primeiro lugar.
+++LEIA MAIS: As 5 músicas dos Beatles feitas por Paul McCartney que John Lennon mais gostava
Ouça as harmonias vocais em "Help!":
+++ TRAVIS SCOTT: O HYPE EM TORNO DELE REALMENTE FAZ SENTIDO?
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja