Gravação estará presente no disco ao vivo Machine Gun: The Fillmore East First Show 12/31/69, a ser lançado em 30 de setembro
Rolling Stone EUA Publicado em 09/08/2016, às 20h04 - Atualizado às 20h14
Ao fim de 1969, Jimi Hendrix já tinha deixado o Jimi Hendrix Experience, tocado em Woodstock e criado um novo – e de curta vida – grupo, chamado Band of Gypsys. A banda fez a apresentação de estreia no Fillmore East, em Nova York, durante uma noite de ano novo.
LEIA TAMBÉM
[Galeria] Melhores segundos discos de grandes nomes da música
[Lista] Os 100 maiores guitarristas de todos os tempos
[Arquivo] Relembre grandes momentos do festival Woodstock
Eles tocaram dois sets aquela noite e dois na noite seguinte, sendo que o show de 1º de janeiro serviu como base para o lançamento do famoso LP Band of Gypsys, de 1970. Mas a apresentação da noite anterior, na qual Hendrix tocou com Billy Cox (baixo) e Buddy Miles (bateria) em um palco pela primeira vez, vai ganhar um lançamento sob o nome Machine Gun: The Fillmore East First Show 12/31/69, em 30 de setembro.
Uma gravação da primeira faixa tocada naquela noite, “Power of Soul”, ganhou vida esta semana. A performance, que começa com um blues rosnado de Hendrix e se transforma com uma seção rítmica fluida e cheia de groove, é incendiária e mostra o potencial que o grupo tinha para shows. Eles, contudo, se separaram em menos de um mês.
O engenheiro de som e produtor Eddie Kramer, que trabalhou nas mais famosas gravações da vida de Hendrix, mixou Machine Gun a partir da fita máster original de oito canais para lançá-la em CD, vinil duplo e em edição digital.
Ouça “Power of Soul” abaixo.
Sammy Hagar quer paz com Alex Van Halen: 'Não vou levar isso para o túmulo'
Toto promete 'todos os hits' em apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro
Lenny Kravitz faz show com ar de festival e embala o público com hits em SP
Javier Bardem diz que não queria conhecer irmãos Menendez e 'falar com assassinos'
Modelo processa Kanye West por agressão sexual e estrangulamento
Nando Reis diz que usou drogas durante 30 anos: 'Foi consumindo minha vida'