A teoria dos fãs foi abordada na novelização de Star Wars: A Ascensão Skywalker
Redação Publicado em 25/03/2020, às 10h57
A novelização de Star Wars: A Ascensão Skywalker, escrita por Rae Carlson, derrubou uma das teorias mais populares sobre o Imperador Palpatine: de que, na verdade, o Lorde Sith era Darth Plagueis, o sábio, mestre do vilão.
Segundo o site ScreenRant, a teoria dos fãs se baseia em Star Wars: A Vingança dos Sith (2005), filme no qual Palpatine conta para Anakin sobre o mestre dele, como Plagueis descobriu uma maneira de enganar a morte. Trata-se do poder chamado de Transferência de Essência.
Essa habilidade consiste do Sith transferir consciência e poder para outro receptáculo caso o corpo morra. Pode ser uma possessão a outra pessoa, um objeto ou até mesmo um corpo artificial. Isso levantava a possibilidade de o próprio Plagueis ter feito isso com Palpatine.
Para os fãs, essa teoria encontrava força na fala de Palpatine no final de A Ascensão Skywalker: “Eu sou todos os Sith.” E se, de fato, ele fosse um Lorde Sith que sempre toma o corpo do aprendiz antes de ser traído e morto?
Entretanto, o livro de Carlson explica como o Imperador sobreviveu em O Retorno de Jedi(1983) e mostra qual foi o verdadeiro destino de Plagueis:
“Caindo... Por um poço maciço, a traição ainda aguda e ardente, uma figura acima, vestida de preto, com capacete e encolhendo rapidamente. Seu próprio aprendiz se voltou contra ele, do mesmo modo que ele se voltou contra Plagueis... Cujo segredo da imortalidade ele havia roubado.”
“Plagueis não havia agido rápido o suficiente em seu próprio momento da morte. Mas Sidious, sentindo a luz bruxuleante em seu aprendiz, estava pronto há anos. Assim, o imperador decadente e moribundo apelou a todo o poder sombrio da Força para empurrar sua consciência para muito longe, para um lugar secreto que ele estava preparando. Seu corpo estava morto, um vaso vazio, muito antes de encontrar o fundo do poço, e sua mente saltou para nova consciência em um novo corpo - doloroso, temporário.”
+++LEIA MAIS: 7 games incríveis de Star Wars que deveriam ser adaptados para o cinema o quanto antes
Além de confirmar que o vilão mostrado nas três sagas de Star Wars é de fato Palpatine, a revelação do livro ainda acrescenta um toque de vilania maior na trama do vilão para virar Anakin Skywalker para o lado sombrio.
O Sith seduziu Anakin com a possibilidade de salvar a amada Padme do perigo da morte, mas isso não seria possível para uma pessoa normal, pois apenas um usuário do lado sombrio da força seria capaz disso. Nunca houve chance de salvar Padme da morte.
+++ CORONAVÍRUS: DEVEMOS REALMENTE CANCELAR SHOWS E EVENTOS?
Dois anos sem Gal Costa: Gilberto Gil e Maria Bethânia fazem homenagens
Tony Todd, ator de Premonição e Candyman, morre aos 69 anos
Any Gabrielly fala de amizade com Bruno Mars e revela já ter cantado com ele
Alice Fromer lança música inédita de Marcelo Fromer e Arnaldo Antunes
James Van Der Beek, de Dawson's Creek, fala sobre diagnóstico de câncer colorretal
Em estreia solo, Jerry Cantrell promete show mais longo no Brasil: 'tocar até cair'