- Paul Anka e Michael Jackson (Fotos: getty Images)
Surpresa

Paul Anka não sabia que tinha co-escrito o 1º hit póstumo de Michael Jackson

O ícone da música conta a história no novo documentário Paul Anka: His Way, que fez sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Toronto

Redação Publicado em 16/09/2024, às 15h50

A morte de Michael Jackson, que aconteceu em 25 de junho de 2009, aos 50 anos, abalou o mundo. Contudo, o impacto do falecimento do Rei do Pop foi ainda mais significativo para Paul Anka. O renomado cantor e compositor foi surpreendido ao descobrir que havia coescrito o primeiro grande sucesso póstumo de Jackson, sem sequer ter conhecimento disso até a música ser transmitida nas rádios.

Anka, atualmente com 83 anos, relembra essa história no novo documentário Paul Anka: His Way, que teve sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 10 de setembro. Dirigido por John Maggio e produzido pela Blue Ant Studios, PA Doc e Ark Media, o filme detalha a épica trajetória de 70 anos de Anka, desde seu início como ídolo adolescente canadense até se tornar uma estrela internacional e um dos mais proeminentes maestros da música pop.

+++LEIA MAIS: Tito Jackson: Ex-empresário revela possível causa da morte do ex-Jackson 5

Responsável por hits como "Put Your Head on My Shoulder," "You Are My Destiny" e "Diana" sob seu próprio nome, Anka também escreveu sucessos icônicos para outros artistas, incluindo "My Way" para Frank Sinatra, "She’s a Lady" para Tom Jones, "It Doesn’t Matter Anymore" para Buddy Holly e o tema do The Tonight Show Starring Johnny Carson.

Mesmo com esse vasto repertório, Anka foi pego de surpresa ao saber que tinha coescrito a primeira canção lançada após a morte de Jackson: "This Is It." A colaboração entre os dois teve início na década de 1970, quando Jackson ainda se apresentava com seus irmãos como Jackson 5 e frequentemente assistia aos shows de Anka em Las Vegas. No início dos anos 1980, já trilhando seu caminho solo, Jackson procurou Anka para colaborar.

+++LEIA MAIS: Espólio de Michael Jackson ganha batalha judicial contra Katherine Jackson

"Michael veio e ficou na minha casa de hóspedes. Fomos ao estúdio e escrevemos algumas músicas juntos," relembra Anka no documentário. Uma dessas faixas foi provisoriamente intitulada "I Never Heard". Com o sucesso estrondoso do álbum Thriller em 1982, as canções foram arquivadas indefinidamente.

Foi apenas após a morte de Jackson que Anka foi contatado sobre uma nova música intitulada "This Is It." Inicialmente confuso sobre a origem da canção, ele reconheceu após ouvir alguns trechos que se tratava de uma versão finalizada de "I Never Heard," agora com novos arranjos instrumentais e um título diferente. O nome de Anka foi rapidamente adicionado aos créditos da música.

+++LEIA MAIS: Janet Jackson revela parentesco com Tracy Chapman e Stevie Wonder

Outra colaboração entre Anka e Jackson surgiu em 2014 com o lançamento de "Love Never Felt So Good," que contou com vocais adicionais de Justin Timberlake e se tornou o último single Top 10 de Jackson na Billboard Hot 100 até hoje. 

michael jackson Paul Anka This Is It love never felt so good

Leia também

Azealia Banks exige pedido de desculpas e US$ 1 milhão de Matty Healy


TikTok vai distribuir livros de graça em São Paulo; veja lista de títulos e como participar


Miley Cyrus comemora indicação ao Globo de Ouro com lançamento de 'Beautiful That Way'


Jay-Z x Tony Buzbee: Tudo o que você precisa saber


Dalton Trevisan, grande nome da literatura nacional, morre aos 99 anos


Por que Al Pacino achou que seria demitido de O Poderoso Chefão?