O ícone da música conta a história no novo documentário Paul Anka: His Way, que fez sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Toronto
Redação Publicado em 16/09/2024, às 15h50
A morte de Michael Jackson, que aconteceu em 25 de junho de 2009, aos 50 anos, abalou o mundo. Contudo, o impacto do falecimento do Rei do Pop foi ainda mais significativo para Paul Anka. O renomado cantor e compositor foi surpreendido ao descobrir que havia coescrito o primeiro grande sucesso póstumo de Jackson, sem sequer ter conhecimento disso até a música ser transmitida nas rádios.
Anka, atualmente com 83 anos, relembra essa história no novo documentário Paul Anka: His Way, que teve sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 10 de setembro. Dirigido por John Maggio e produzido pela Blue Ant Studios, PA Doc e Ark Media, o filme detalha a épica trajetória de 70 anos de Anka, desde seu início como ídolo adolescente canadense até se tornar uma estrela internacional e um dos mais proeminentes maestros da música pop.
+++LEIA MAIS: Tito Jackson: Ex-empresário revela possível causa da morte do ex-Jackson 5
Responsável por hits como "Put Your Head on My Shoulder," "You Are My Destiny" e "Diana" sob seu próprio nome, Anka também escreveu sucessos icônicos para outros artistas, incluindo "My Way" para Frank Sinatra, "She’s a Lady" para Tom Jones, "It Doesn’t Matter Anymore" para Buddy Holly e o tema do The Tonight Show Starring Johnny Carson.
Mesmo com esse vasto repertório, Anka foi pego de surpresa ao saber que tinha coescrito a primeira canção lançada após a morte de Jackson: "This Is It." A colaboração entre os dois teve início na década de 1970, quando Jackson ainda se apresentava com seus irmãos como Jackson 5 e frequentemente assistia aos shows de Anka em Las Vegas. No início dos anos 1980, já trilhando seu caminho solo, Jackson procurou Anka para colaborar.
+++LEIA MAIS: Espólio de Michael Jackson ganha batalha judicial contra Katherine Jackson
"Michael veio e ficou na minha casa de hóspedes. Fomos ao estúdio e escrevemos algumas músicas juntos," relembra Anka no documentário. Uma dessas faixas foi provisoriamente intitulada "I Never Heard". Com o sucesso estrondoso do álbum Thriller em 1982, as canções foram arquivadas indefinidamente.
Foi apenas após a morte de Jackson que Anka foi contatado sobre uma nova música intitulada "This Is It." Inicialmente confuso sobre a origem da canção, ele reconheceu após ouvir alguns trechos que se tratava de uma versão finalizada de "I Never Heard," agora com novos arranjos instrumentais e um título diferente. O nome de Anka foi rapidamente adicionado aos créditos da música.
+++LEIA MAIS: Janet Jackson revela parentesco com Tracy Chapman e Stevie Wonder
Outra colaboração entre Anka e Jackson surgiu em 2014 com o lançamento de "Love Never Felt So Good," que contou com vocais adicionais de Justin Timberlake e se tornou o último single Top 10 de Jackson na Billboard Hot 100 até hoje.
Azealia Banks exige pedido de desculpas e US$ 1 milhão de Matty Healy
TikTok vai distribuir livros de graça em São Paulo; veja lista de títulos e como participar
Miley Cyrus comemora indicação ao Globo de Ouro com lançamento de 'Beautiful That Way'
Jay-Z x Tony Buzbee: Tudo o que você precisa saber
Dalton Trevisan, grande nome da literatura nacional, morre aos 99 anos
Por que Al Pacino achou que seria demitido de O Poderoso Chefão?