-

Paul McCartney diz que nome de John Lennon vir antes nas composições é "injusto"

Ex-beatle falou sobre o famoso crédito Lennon-McCartney

Redação Publicado em 14/12/2020, às 15h03 - Atualizado às 16h23

Sir Paul McCartney comentou sobre o fato do nome de John Lennon sempre aparecer primeiro do que o dele nas músicas dos Beatles que compuseram juntos, até mesmo nas que McCartney escreveu praticamente sozinho, como Blackbird , Long and Winding Road e Yesterday, por exemplo. 
 
Em recente entrevista ao podcast de Adam Buxton, o ex-beatle disse que o famoso crédito conhecido como Lennon-Mccartney é "injusto" e relembrou que o acordo sobre a forma de assinar os créditos aconteceu em uma reunião em um pequeno escritório no extremo oeste de Londres. Além dele, no encontro estavam Brian Epstein, empresário dos Beatles, e Lennon. 
 

+++LEIA MAIS: Paul McCartney e Yoko Ono prestam homenagem a John Lennon

"Fui à reunião e Brian e John já estavam lá. John tinha chegado um pouco antes e eles estavam conversando sobre isso e sobre outras coisas", relembrou o músico, e continuou: "Quando falamos dos créditos serem Lennon-McCartney, questionei: "Bem, e quanto a McCartney-Lennon?". 
 
Sir Paul contou que "eles aceitaram a sugestão e disseram que poderia ser feito dessa forma e que também poderia trocar às vezes", o que para ele funcionou nos primeiros álbuns dos fab four, mas que depois, com passar dos anos o compromisso foi alterado. 
 
“O que aconteceu é que, mais tarde, estávamos fazendo o The Beatles Anthology, em que juntamos todas as nossas memórias em discos, e no encarte do CD estavam creditando todas as músicas a John Lennon e Paul McCartney", relembrou. 
 
Ele continuou: "Eu pensei: 'Tudo bem, eu preferia Lennon-McCartney, pois soava bem e se tornou um tipo de marca, mas o que aconteceu foi que ao folhear o livreto, a música Yesterday, a letra dela, estava creditada como John Lennon e Paul McCartney". 
 
"Essa foi uma música que eu escrevi totalmente sozinho. Na verdade, eu sou a única pessoa que a gravou no álbum, além do quarteto de cordas que estava no estúdio. Então, essa seria uma hora em que deveríamos colocar Yesterday por Paul McCartney e John Lennon", exclamou.
 

+++LEIA MAIS: Paul McCartney revela que ainda é 'difícil' pensar em John Lennon: 'Uma forma de negação'

Sir Paul ainda explicou que, para ele, os nomes de quem compôs a maior parte de determinada música deveria aparecer em primeiro. "Você tem uma música como Blackbird, que é totalmente minha, e ela está creditada a John Lennon e Paul McCartney", se indignou.
 
As informações são do site inglês Express

+++ PÉRICLES: 'QUEREMOS FAZER O NOSSO SOM, MOSTRAR NOSSA VERDADE E LUTAR POR IGUALDADE' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL

 
música notícias Paul McCartney Beatles John Lennon

Leia também

Rodrigo Alarcon se inspira em álbuns de novela dos anos 1990 e 2000 em novo EP


Mariah Carey sobre Hall do Rock: 'Estava animada com isso, mas não aconteceu'


Céu da Boca: Clara Valverde lança EP que dá tom do próximo álbum


'É importante tirar qualquer vergonha da bulimia', diz Marina Diamandis


Tyler, the Creator comenta os 'swifties todos bravos comigo' por letras antigas


Fala: Teto Preto celebra uma década de existência com lançamento do 2º álbum