- The Beatles (Foto: AP Images)

Paul McCartney na bateria, George Harrison no baixo: 9 grandes trocas instrumentais dos Beatles

Para homenagear o icônico quarteto, separamos as nove trocas instrumentais mais intrigantes da banda

Redação Publicado em 26/10/2019, às 11h00

A cada álbum, os Beatles mostravam um pouco mais da própria criatividade. Décadas depois, ainda é difícil processar o salto que o icônico quarteto deu entre as obras, como RevolverSgt. Pepper's e TheWhite Album.

Durante a existência da banda, os integrantes também expandiram continuamente os próprios papéis: grandes trocas de instrumentos foram feitas e é surpreendente ver quantas músicas clássicas dos Beatles tiveram Paul McCartney na bateria ou John Lennon no baixo. 

+++ Leia mais: Dave Grohl discute teoria sobre a morte de Paul McCartney

É claro que todos esses pequenos detalhes foram cruciais na evolução dos Beatles, como a performance de McCartney na banda White Album, "Martha My Dear" e Lennon com um pé na psicodélia em "Strawberry Fields Forever". 

+++ LEIA MAIS: Beatles: de madrugada, policiais londrinos param para tirar foto na Abbey Road

Para homenagear o espírito livre e duradouro do quarteto, separamos nove trocas instrumentais mais intrigantes da banda.

“Back in the U.S.S.R.”

As sessões do White Album foram tensas para todos: a presença de Yoko Ono no estúdio se tornou uma distração para todos que não se chamavam John; Enquanto isso, o engenheiro de longa data Geoff Emerick, frustrado com as brigas da banda, parou no meio do caminho.

+++ LEIA MAIS: Porque o White Album é o disco dos Beatles favorito de John Lennon?

Ringo Starr deixou o grupo temporariamente e Harrison e Lennon fizeram uma gravação de baixo adicional para a canção; eles também contribuíram com uma bateria extra misturada com os vocais de McCartney

Na música, você consegue ouvir a banda tentando imitar a assinatura de Ringo, mas aquela faísca sofisticada não existe.

+++ LEIA MAIS: Qual música de Abbey Road é a única a ter solo dos quatro integrantes dos Beatles?

Ringo sempre foi alvo de críticas por ser o elo mais fraco dos Beatles, mas "Back in the U.S.S.R.". provou o quão importante ele era - ironicamente, por sua ausência. O baterista voltou ao estúdio semanas depois, e encontrou os intrumentos decorado com flores.

"She Said She Said"

O trabalho de baixo melódico de McCartney é uma assinatura dos Beatles, mas Harrison fez um ótimo trabalho se aproximando da psicodélica de Revolver. Em "She Said She Said" - uma das únicas faixas da banda que não apresenta McCartney.

+++ LEIA MAIS: Qual foi o primeiro disco dos Beatles produzido sob efeito de LSD?

A música foi inspirada na viagem de Lennon ao LSD de 1965 com os integrantes do Byrds, Roger McGuinne David Crosby. E o resultado soa como uma celebração ácida, impulsionada pelos estilhaços de guitarra de Harrison

"Another Girl"

Não há prova melhor dessa troca de instrumentos dos Beatles do que Help!, o filme de 1965 da banda. A música em si também é reveladora - embora de forma mais sútil. 

"Martha My Dear"

Esse canção alegre do White Album é o McCartney do começo ao fim, então não é surpresa que ele tenha gravado tudo, menos as próprias orquestrações. Ainda assim, "Martha" é uma verdadeira colaboração com o produtor George Martin, que organizou as cordas elegantes e os metais.

"Tell Me What You See"

Descrita por McCartney como uma música feita apenas para preencher os espaços do álbum e não muito memorável, "Tell Me What You See" captura os Beatles no auge do tédio, mas também mostra a curiosidade do grupo, e avança para um novo território instrumental.

A faixa, escrita principalmente por McCartney, leva algum tempo para decolar: os vocais do primeiro verso estão desajeitadamente à frente da batida, mas os overdubs - o piano elétrico e a percussão latina - demonstram os desenvolvimentos alegres de Rubber Soul.

"Here Comes the Sun"

Nessa época, os créditos das canções de Lennon / McCartney eram uma formalidade sem sentido, e era raro encontrar o quarteto inteiro junto no mesmo estúdio. À medida que as personalidades criativas estavam em conflito, os integrantes frequentemente lideravam as próprias músicas e gravavam apenas a instrumentação.

Um bom exemplo é a canção de Harrison, "Here Comes the Sun", um mantra otimista que ele escreveu no jardim de Eric Clapton.

+++ LEIA MAIS: Por que Eric Clapton ficou nervoso em participar do White Album dos Beatles?

“The Ballad of John and Yoko”

O último topo das paradas dos Beatles no Reino Unido foi escrita por Lennon durante a lua de mel em Paris com Yoko Ono.

A letra é inteira do Lennon, cheia de piadas e observações azedas - mas o arranjo é o vintage McCartney, inspirado no "Ob-La-Di, Ob-La-Da".

+++ LEIA MAIS: Paul McCartney supostamente plagiou Ob-La-Di, Ob-La-Da?

Na canção, Lennon cuidou da guitarra e McCartney ficou na bateria. Essa reunião marcou o  raro retorno à intimidade criativa da maior dupla de compositores de todos os tempos do rock.

“The End”

"The End" é o clímax dos Beatles. Ela varia com riffs de hard rock e solos de guitarra estridente com baladas orquestrais, e se classifica ao lado da alucinante "Happiness Is a Warm Gun" de Lennon como o momento mais decisivo da banda - tudo isso em apenas dois minutos.

A faixa também é também uma vitrine para os talentos individuais da banda, permitindo que Harrison, Lennon e McCartney pudessem tocar uma guitarra tripla. No meio da música, o trio alternava entre mini-solos: Primeiro Paul, depois Harrison, e por último, John. 

“Strawberry Fields Forever”

Os Beatles já haviam experimentado a troca de instrumentos antes, mas nunca com esse efeito hipnótico: McCartney adiciona o Mellotron; Lennon complementa com o violão, piano e bongô; Ringo usa tambores e Harrison acrescenta uma harpa indiana. 

noticia música notícia Paul McCartney Beatles John Lennon Teoria Criatividade Strawberry Fields Forever George Harrison yoko ono abbey road revolver here comes the sun the white album help solos sgt peppers she said she said another girl tell me what you see

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja