Paul McCartney leva a turnê <i>Out There!</i> para o show beneficente no Tobin Center, em San Antonio, nos Estados Unidos, em outubro de 2014. - Eric Gay/AP

Paul McCartney processa a Sony por direitos autorais de músicas dos Beatles

O músico procura reaver royalties de canções como “Yesterday”, “Hey Jude” e “The Long and Winding Road”, entre outras

Redação Publicado em 19/01/2017, às 14h40 - Atualizado às 15h15

Paul McCartney entrou com um processo contra a Sony, em busca dos direitos autorais de músicas que ele escreveu com os Beatles. O cantor e compositor busca reaver os direitos de faixas como "Yesterday", "Hey Jude", "The Long and Winding Road”, "Love Me Do", "Can't Buy Me Love", "Ticket to Ride" e "Let It Be".

O ex-Beatle argumenta que, a partir de outubro de 2018, ele poderia recuperar os direitos sobre as músicas compostas por ele e John Lennon entre os anos de 1962 e 1971. Uma revisão de 1976 da legislação dos Estados Unidos estabeleceu que os artistas que tivessem vendido direitos autorais antes de 1978 poderiam reavê-los 56 anos depois, portanto McCartney já poderia executar essa cláusula legal.

LEIA TAMBÉM

Relembre os 50 anos de Revolver, dos Beatles

[Galeria] As 10 melhores trocas de instrumentos dos Beatles

Assista a McCartney cantando “FourFiveSeconds” com Rihanna no Desert Trip

O texto da ação movida em um tribunal federal de Nova York, nos Estados Unidos, afirma que McCartney contatou a Sony várias vezes desde 2008. O catálogo dos Beatles pertencia a Michael Jackson e, após a morte do artista, à sua família, até ser vendido à empresa no ano passado.

Segundo o processo, "quando o primeiro termo (dos direitos autorais vendidos) entrar em vigor em 2018, é necessária e apropriada uma declaração judicial para que Paul McCartney possa confiar tranquilamente em seus direitos”.

Em resposta, a Sony afirmou: “Trabalhamos próximos durante décadas, tanto com Paul como com os herdeiros de John Lennon, morto há 36 anos, para proteger, preservar e promover o valor dos catálogos. Estamos decepcionados que tenham apresentado esta reivindicação, que achamos que é desnecessária e prematura.”

música Paul McCartney processo michael jackson Ringo Starr Beatles Sony John Lennon George Harrison direitos autorais

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições