Lei garante ao compositor direitos de canções 56 anos após lançamento
Redação Publicado em 16/08/2013, às 13h14 - Atualizado às 16h29
Paul McCartney, 71, vai recuperar os direitos sobre alguns de seus principais sucessos ao lados dos Beatles, segundo noticiou o site do jornal britânico Daily Mail.
O catálogo de sucessos foi adquirido por Michael Jackson em 1985 e, em 2005, a Sony pagou a fortuna de US$ 95 milhões por 50% dos direitos sobre as canções. Mas uma lei de regulamentação deste quesito vai garantir a McCartney a recuperação de direitos sobre suas próprias composições a partir de 2018.
Isto porque a lei de Direitos Autorais garante ao compositor o usufruto de suas músicas depois que se passaram 56 anos desde que foram lançadas. Os Beatles começaram a gravar um sucesso depois do outro a partir de outubro de 1962, quando lançaram “Love Me Do”, o primeiro single da banda.
A questão incomodou McCartney durante as últimas décadas e ele já revelou em entrevista o desconforto em ter que pagar para tocar músicas como “Hey Jude”. A questão inclusive abalou a relação entre ele e Michael Jackson, que no início dos anos 80 chegaram a fazer juntos composições como “The Girl is Mine”.
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições