Autor de grandes ilustrações e charges satíricas, Paulo Caruso faleceu na manhã deste sábado, 04, segundo confirmado pela equipe do artista
Redação Publicado em 04/03/2023, às 10h00
Um dos maiores representantes da cultura brasileira, Paulo Caruso faleceu na manhã deste sábado, 04, aos 73 anos. A informação foi confirmada pela equipe do músico, cartunista, ilustrador e chargista, que estava internado no Hospital 9 de Julho há cerca de um mês.
Natural da cidade de São Paulo, o artista era irmão gêmeo do também cartunista Chico Caruso, com quem realizou muitos de seus mais renomados trabalhos. Formado em arquitetura na Universidade de São Paulo (USP), Paulo participava semanalmente do programa Roda Viva, da TV Cultura, criando ilustrações ao vivo durante as entrevistas.
Reconhecido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte em 1994, Paulo Caruso foi hospitalizado em São Paulo há cerca de um mês para tratar de um câncer. Não foi informado, contudo, se existe ligação entre a doença e a causa da morte do ilustrador.
Além da grande habilidade com os pincéis, o artista ainda publicou diversos livros, como As Origens do Capitão Bandeira, Ecos do Ipiranga e Bar Brasil na Nova República. Dono de caricaturas e charges satíricas conhecidas em todo o país, Paulo Caruso criou ilustrações para veículos como Diário Popular, O Pasquim, Jaguar, Ziraldo, Folha de S. Paulo e Isto É.
Desde os 4 ou 5 anos de idade a gente desenhava sem parar, incentivado pelo nosso avô materno, que era pintor amador, pegava na mão da gente e ensinava a desenhar”, lembrou o cartunista, em entrevista ao programa Conversa com Bial.
+++LEIA MAIS: Jonas Santos, o ilustrador brasileiro que está invadindo a gringa
A notícia foi recebida com grande tristeza por diversos artistas, incluindo a renomada cartunista Laerte Coutinho. No Twitter, a apresentadora Vera Magalhães compartilhou uma homenagem ao ilustrador. “Obrigada por desenhar a história do Roda Viva. Que a família encontre conforto na lembrança e na obra gigantesca desse gênio brasileiro”, escreveu.
Também nas redes sociais, o presidente Lula lamentou a partida do artista, que classificou como “um grande desenhista e cronista político”. “Seu traço veloz e seu humor já são parte da memória nacional. Contribuiu com seu talento na luta pela democracia e por um país com direito à liberdade de expressão”, escreveu o petista. Confira as publicações:
Contribuiu com seu talento na luta pela democracia e por um país com direito à liberdade de expressão. Meus sentimentos ao seu irmão, Chico, aos seus familiares, amigos e admiradores.
— Lula (@LulaOficial) March 4, 2023
Paulo Caruso, querido, morreu.
— Laerte Coutinho (@LaerteCoutinho1) March 4, 2023
Grande herói do quadrinho brasileiro. Beijo, Paulo. pic.twitter.com/Xa4rJBEBaG
Descanse em paz e graça, Paulo Caruso. Obrigada por desenhar a história do Roda Viva. Que a família encontre conforto na lembrança e na obra gigantesca desse gênio brasileiro. Aqui uma singela homenagem da @tvcultura, de muitas que virão, com a sensibilidade do @bacana_henrique pic.twitter.com/724glo4q4S
— Vera Magalhães (@veramagalhaes) March 4, 2023
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja