Paulo Coelho procura diretor para O Alquimista

Roteiro da adaptação deve ficar pronto até agosto; filme terá orçamento de US$ 60 milhões

Da redação Publicado em 22/05/2009, às 14h44

O escritor Paulo Coelho está buscando um cineasta para rodar a adaptação cinematográfica da obra O Alquimista, informa o site da revista Variety. O brasileiro, que trabalha na versão audiovisual do livro ao lado do produtor Harvey Weinstein desde 2008, afirmou que as filmagens devem começar ainda em 2009 e o roteiro deve ficar pronto até o mês de agosto. O orçamento da produção deve girar em torno de US$ 60 milhões.

Weinstein chegou a mencionar, na edição 2008 do Festival de Cannes, que Laurence Fishburne (o Morpheus, da trilogia Matrix) seria o diretor atual. Porém, o ator (que atuou como diretor de um longa-metragem apenas uma vez) se juntou ao elenco da série policial CSI para substituir William Petersen no papel principal.

A confiança de Coelho na atuação do produtor ficou expressa durante o festival francês. "Se há uma pessoa no mundo que pudesse fazer de O Alquimista um filme seria Harvey Weinstein", declarou Coelho. "Nós tivemos uma longa conversa sobre como ele seria e como não seria. No final, o filme é dele. O livro é meu, mas o filme é dele."

O brasileiro passou por Cannes para promover o projeto The Experimental Witch - filme baseado no livro A Bruxa de Portobello. Nesse trabalho, o escritor convidou diretores de diversas partes do mundo para que submetessem as próprias interpretações do livro na página pessoal que o escritor mantém no MySpace. De seis mil concorrentes, 15 foram selecionados, como forma de seguir a ideia mantida na obra, em que a história da feiticeira Athena é descrita por 15 narradores diferentes. A produção final acabou sendo diminuída de cinco para menos de duas horas de duração.

"Eu adoraria ver o lançamento [de The Experimental Witch] em grandes plataformas como o YouTube, MySpace ou Facebook, depois que o filme tiver sua estreia oficial no Festival de Roma em outubro", afirmou Coelho. "Vou tentar um novo modelo econômico."

Adaptações

Além de A Bruxa de Portobello e O Alquimista, foi anunciada a adaptação de 11 Minutos, na primeira semana de maio para as telonas. Além da previsão para iniciar as gravações em junho, no Brasil e na Suíça, a produção já estaria com os atores Mickey Rourke (O Lutador), Alice Braga (Eu Sou A Lenda) e Vincent Cassel (Irreversível) definidos para o elenco.

Na história, a brasileira interpreta uma jovem carioca que busca por uma vida de famae fortunas. Ela resolve viajar à Genébra, onde se torna uma garota de programa de luxo, prestando serviços em um clube masculino de alto padrão. As relações sexuais prestadas pela moça acabam se padronizando com a duração de 11 minutos. Entre os clientes atendidos, Braga se envolve com Cassel, um músico que deve tirá-la da rotina sexual. Rourke será o "chefe" da atriz.

Dirigido por Hany Abu-Assad (Paradise Now), o filme virá sob o mesmo título da obra escrita e deve ser lançado em 2010.

paulo-coelho bruxa-de-portobello experimental-witch

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja