Banda de Stephen Malkmus deve se reunir para shows após uma década de marasmo musical, diz site
Da redação Publicado em 16/09/2009, às 15h59
Atualizado às 16h
Após dez anos de inatividade, o Pavement pode oficializar retorno aos palcos.
É o que afirma o site Brooklyn Vegan, que confirmou para setembro de 2010, no Central Park SummerStage (palco fixo do parque nova-iorquino), "múltiplos, possivelmente quatro" shows da banda capitaneada por Stephen Malkmus.
O site não soube especificar se a série de apresentações seria começo, meio ou fim de uma turnê - o que importa aqui, no caso, é a palavra "turnê". Em novembro, afinal, terão se passado 10 anos desde o último concerto da banda, em Londres.
Mais adiante, no dia, o site Pitchfork confirmou com uma fonte pelo menos uma data: 21 de setembro de 2010, o que nos leva a "370 dias até o próximo concerto do Pavement".
A deterioração do grupo se intensificou após o grande fiasco na estreia do festival Coachella, em outubro de 1999, quando Malkmus se recusou a cantar - o que obrigou o resto do grupo a tocar, basicamente, set instrumental.
Nativa da Califórnia, a banda dona dos hits "Cut Your Hair" e "Stereo" já ventilou mais de uma vez a hipótese de voltar ao batente. O aniversário de 20 anos da banda e também do selo independente Matador (que esteve com o Pavement desde o primeiro álbum, Slanted and Enchanted, de 1992) foi pretexto levantado em algumas ocasiões para justificar a reunião - ambos, no entanto, chegam às duas décadas de existência em 2009, o que significaria atraso nos planos.
Em janeiro, o guitarrista Scott Kannberg chegou a pôr a banda na mira do Coachella, mas a reunião não se materializou. O músico, aliás, é, em geral, o responsável por fomentar rumores sobre possível volta do Pavement. No ano passado, em entrevista ao site da Entertainment Weekly, ele já havia mencionado que os ex-companheiros poderiam se juntar para tocar no aniversário do selo Matador.
Na ocasião, Malkmus - que já liberou cinco álbuns desde a separação do antigo grupo (quatro com o The Jicks, inclusive o auto-intitulado Stephen Malkmus), e um com o Silver Jews) - disse que gostaria de "algo pequeno, em dez anos, como aquela coisa do [Led] Zeppelin". A referência foi o show da banda britânica, na O2 Arena, em Londres, em dezembro de 2007. "Obviamente, nossa arena seria menor do que a deles."
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja