Baixista revolucionou o som do Grateful Dead e marcou gerações com sua música
Aline Carlin Cordaro (@linecarlin) Publicado em 25/10/2024, às 18h59
Nesta sexta-feira, dia 25, morreu aos 84 anos Phil Lesh, baixista que cofundou a banda de rock psicodélico Grateful Dead e foi um dos principais responsáveis pelo som característico da banda. A notícia foi divulgada pela família em um comunicado no Instagram:
Phil Lesh, baixista e membro fundador do Grateful Dead, faleceu pacificamente esta manhã. Ele estava cercado por sua família e envolto em amor. Phil trouxe imensa alegria a todos ao seu redor e deixa um legado de música e amor.
A causa da morte não foi divulgada, e a família pediu que sua privacidade fosse respeitada.
Phil Lesh, nascido em 15 de março de 1940, em Berkeley, Califórnia, teve formação em música clássica, e estudou trompete durante a juventude. Lesh só migrou para o baixo – um instrumento que ele nunca havia tocado – em 1965, depois de ser recrutado pelos Warlocks, uma banda liderada por seu amigo Jerry Garcia, para um show em uma pizzaria em Menlo Park, Califórnia.
Em pouco tempo, o grupo se tornaria o lendário Grateful Dead, uma das bandas mais influentes do movimento psicodélico dos anos 60 e 70.
Fiquei tão animado que não precisei pensar sobre isso... mas eu sabia que algo grandioso estava acontecendo, algo maior do que todos, maior do que eu, com certeza”, disse Lesh ao publicitário e historiador oficial do Dead, Dennis McNally, para o livro de 2002 A Long Strange Trip, de acordo com a Variety.
A pegada experimental de Lesh ajudou a definir o som da banda. Ele co-compôs alguns dos clássicos do Grateful Dead, como St. Stephen, The Eleven e Dark Star, peças centrais no repertório de shows da banda. Lesh gravou todos os 13 álbuns de estúdio e 10 álbuns ao vivo oficiais da banda entre 1967 e 1990, além de participar ativamente das turnês junto a Garcia, o guitarrista Bob Weir e o baterista Bill Kreutzmann.
Após a morte de Jerry Garcia em 1995, Lesh continuou a representar o espírito do Grateful Dead em novos projetos e formações, incluindo The Other Ones (1998-1999), The Dead (2003-2004, 2008-2009) e Furthur (2009-2013), além de se apresentar com sua própria banda, a Terrapin Family Band, junto de seus filhos Grahame e Brian. Em 1994, Phil Lesh e os membros do Grateful Dead foram introduzidos ao Rock and Roll Hall of Fame, uma homenagem à importância da banda para o cenário musical.
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições
Liam Payne: Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan se despedem do ex-One Direction em funeral