A faixa quer voltar as atenções para o caso de um britânico preso em Guantánamo desde 2002
ROLLING STONE / OFERECIMENTO OIFM Publicado em 06/08/2013, às 11h52 - Atualizado às 12h05
PJ Harvey divulgou uma nova música, a primeira desde o lançamento do disco Let England Shake, de 2011.
"Shaker Aamer" é uma canção de protesto que quer dar atenção ao caso de um árabe legalmente residente do Reino Unido que está preso pelos Estados Unidos em Guantánamo desde 2002, apesar de nunca ter sido oficialmente acusado por nenhum crime.
Aamer passou 11 anos preso, mesmo depois de ter sido liberado em 2007 pelo presidente George W. Bush e, novamente, por Barack Obama, em 2009.
Em entrevista ao jornal The Guardian, o advogado de Aamer, Clive Stafford Smith, disse: "Esperamos que as pessoas escutem e pensem a respeito da situação de Shaker Aamer: detido por 11 anos ser ter sido acusado ou julgado - e apesar de ter sido liberado tanto por Bush quanto por Obama. O governo do Reino Unido precisa fazer tudo que puder para levar Shaker de volta para casa, para sua esposa e filhos em Londres, onde ele pertence. PJ Harvey escreveu uma ótima música - eu sei que Shaker ficará muito tocado por ela e só espero que, com o apoio do público, ele possa ouvi-la um dia em liberdade."
Harvey havia declarado anteriormente que poderia levar um tempo para lançar o sucessor de Let England Shake, seu disco mais recente (e muito elogiado). Na época que o álbum chegou ao mercado, em 2011, ela falou que poderia demorar dez anos para fazer mais um trabalho.
Ouça "Shaker Aamer".
Ouça PJ Harvey na programação da OiFM.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja