Iggy Pop faz show no Popload Festival 2015 - Fabricio Vianna

Popload Festival 2015: selvageria de Iggy Pop e público renovado do Belle and Sebastian marcam edição

Evento misturou artistas de diversas vertentes sonoras e deu atenção aos detalhes

José Flávio Júnior Publicado em 19/10/2015, às 12h52 - Atualizado às 13h07

Mais eclético do que em suas duas edições anteriores, o Popload Festival ameaçava causar estranhamento entre públicos. Emicida abrindo para Iggy Pop? Cidadão Instigado em seu momento mais pesado tocando na mesma noite do doce Belle and Sebastian? Estranho... Mas o fato é que quem compareceu à casa de shows paulistana Audio na sexta-feira, 16, e no sábado, 17, deixou os preconceitos musicais em casa. A discrepância mais perceptível era climática: Iggy tocou em um dia de intenso calor na cidade e os escoceses do Belle and Sebastian trouxeram o frio no dia seguinte. Também havia um maior número de garotos para ver o proto-punk, enquanto o sábado foi delas.

Popload Festival 2015: segundo dia é voltado ao indie com Spoon e Belle & Sebastian; saiba o que esperar.

Iggy (ou “Iguê”, no corinho dos presentes) fez o show selvagem de sempre, com mergulhos na plateia e as corridinhas manquitolando que caracterizam sua performance. Mas o que impressionou mesmo foi a condição vocal do septuagenário, com o mesmo vigor de priscas eras – além do mérito de não precisar de colinha para interpretar músicas de qualquer fase da carreira. E o repertório não ficou só em pauladas de fácil fruição, como “Search and Destroy” e “Lust for Life”. As morosas “Nightclubbing” e “Dum Dum Boys” tiveram vez, a última dedicada às memórias de Steve Macay, Scott Asheton e Ron Asheton, integrantes dos Stooges mortos nos últimos seis anos.

No sábado, o Belle & Sebastian mostrou grande renovação em sua plateia, a julgar principalmente pelos mais de vinte fãs pinçados na fila do gargarejo para dançar em cima do palco em “The Boy With The Arab Strap” e “Legal Man”. Ao introduzir as músicas mais antigas do repertório, caso da bela “Electronic Renaissance”, o cantor Stuart Murdoch fazia questão de oferece-las aos seguidores das antigas. Mas foram as novinhas que elevaram a temperatura da apresentação, inclusive exigindo um trechinho de “There’s Too Much Love”. “Ah, essa é de um filme, um filme daqui!”, reconheceu o vocalista, em alusão ao uso da faixa em Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014), de Daniel Ribeiro.

Popload Festival 2015: Iggy Pop e Emicida comandam primeiro dia; saiba o que esperar das atrações.

O baterista Richard Colburn e o tecladista Chris Geddes ainda assumiram as picapes no espaço Club do festival. A seleção foi de Deee-Lite a Hot Chip e funcionou, assim como a mistura de AC/DC com Kumbia Queers, Elvis Costello e Depeche Mode da dupla de DJs de sexta-feira, Lovefoxxx (CSS) e Britt Daniel, cantor do Spoon. A banda texana, atração do sábado, não pisava aqui desde o festival Planeta Terra de 2008 e montou um roteiro perfeito para uma hora de apresentação, partindo de rocks daquela época (pena que ainda não foi dessa vez que ouvimos “The Underdog” com os sopros) até o material mais recente, vide a pegajosa “Do You”.

O norueguês Sondre Lerche, que teve a missão de introduzir o show do Belle & Sebastian em simpático vídeo exibido no telão, fez sua estreia em terras brasileira graças ao Popload Gig. Privilegiou temas com bastante interação com a plateia, deixando de fora composições que seus fãs salivavam para ouvir. Mesmo assim, o show com seu power trio foi bastante animado, com direito a muita reverência à música popular brasileira (dos acordes de bossa nova incluídos em “Airport Taxi Reception” ao trechinho de “San Vicente”, de Milton Nascimento e Fernando Brant, levado à capela).

Lembre como foi o Popload Festival 2014.

Quem melhor representou o Brasil, aliás, foi o Cidadão Instigado. Apesar de não fazer concessão às faixas dos três primeiros álbuns (foco total em Fortaleza, lançado este ano), a formação cearense radicada em São Paulo fez um bom barulho na Audio, ajudada por iluminação alucinante. Atenta aos detalhes, a produção do festival mais uma vez procurou manter a pontualidade nos horários e ofertou mimos à clientela, indo de descontos no ingresso para quem prestigia o festival e a série de shows Popload ao bem-vindo copinho de água que todos recebiam ao deixar o recinto.

popload festival musica Belle and Sebastian audio Iggy Pop cidadão instigado

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja