- David Bowie, capa Young Americans (Foto: Reprodução)

Por que a capa de Young Americans, disco do David Bowie, não foi exatamente como ele queria?

O astro não quis aceitar os termos do artista Norman Rockwell

Redação Publicado em 02/03/2020, às 20h01

David Bowie é um dos artistas mais conhecidos do rock dos anos 1970 enquanto Norman Rockwell estava entre os pintores americanos mais populares do século XX. O lendário músico quis colaborar com o artista, mas a ideia não funcionou. 

+++LEIA MAIS: ‘Dancing in the Street’, de David Bowie e Mick Jagger, fica divertidíssimo sem áudio; assista

Rockwell era um artista norte-americano cuja principal preocupação era o país. Tudo, de George e Martha Washington, da Segunda Guerra Mundial ao movimento dos direitos civis, é retratado em seu trabalho. De acordo com a Bíblia Bowie, o músico queria que o artista pintasse a capa do disco Young Americans.

Tal movimento poderia ter sido potencialmente muito provocativo da parte de David Bowie, porque os dois tinham ideias e ideais conflitantes. 

+++ LEIA MAIS:  Há 54 anos, David Bowie assumia nome artístico e lançava 1ª música creditada a ele

O artista pintou inúmeras pessoas famosas da época, incluindo Robert F. Kennedy, Jacqueline Kennedy e Ronald Reagan. Inclusive, havia pintado a capa do álbum de Mike Bloomfield e Al Kooper, The Live Adventures of Mike Bloomfield & Al Kooper, relatou a Vanity Fair.

Bowie então disse que queria a capa do álbum para Young Americans como um retrato de si mesmo pintado por Rockwell. O pintor, contudo, precisaria de seis meses para criar o retrato e o cantor não estava disposto a esperar tanto tempo.

+++ LEIA MAIS: Gravada por David Bowie em 1996, versão inédita de "The Man Who Sold the World" é lançada; ouça

O astro, contudo, elogiou o pintor e a vontade de trabalhar em um projeto por seis meses. "Que artesão. Pena que não tenho a mesma paixão meticulosa. Prefiro tirar minhas ideias do meu sistema o mais rápido possível", disse o músico na época. Ainda, ele queria que a capa do álbum fosse um retrato, mas o artista explicou que estava fora de questão.

Sem Norman para pintar o retrato, a foto de Young Americans foi tirada em Los Angeles, em 30 de agosto de 1974, por Eric Stephen Jacobs. De acordo com a Bíblia Bowie, a inspiração para a imagem veio de uma foto da coreografa Toni Basil usada como capa de uma edição da revista After Dark.


+++ KAROL CONKA NO DESAFIO 'MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO'

música notícia david bowie segunda guerra mundial Young Americans George e Martha Washington Biblia Bowie Norman Rockwell

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja