Atriz afirmou: 'A história da minha vida é de interesse público, por isso sou tão apaixonada por ter uma identidade privada'
Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 19/05/2021, às 11h45
Mesmo conquistando diversos fãs e fama no mundo após estrelar os filmes da saga Harry Potter, Emma Watson sempre manteve a vida pessoal bastante discreta - e com frequência evita as redes sociais.
De acordo com o Cheat Sheet, a cada ano, a atriz continua comprometida em manter os detalhes pessoais da vida pessoal para si mesma. Por exemplo, Watson teve um hiato de nove meses nas redes social, no qual parecia aproveitar a vida fora da atenção e holofotes.
+++LEIA MAIS: Empresário garante que Emma Watson não se aposentou; entenda
"A história da minha vida é de interesse público, por isso sou tão apaixonada por ter uma identidade privada," compartilhou a artista em entrevista à Interview Magazine. "Quando entro em um personagem, as pessoas precisam ser capazes de suspender sua descrença e me divorciar daquela garota."
Segundo Emma Watson, a decisão de evitar os holofotes impacta na carreira de atriz: "Não ter todo mundo sabendo todos os detalhes íntimos da minha vida faz parte de uma tentativa de proteger minha capacidade de fazer bem o meu trabalho."
+++LEIA MAIS: 4 momentos icônicos de Emma Watson como Hermione em Harry Potter [LISTA]
+++ SUPLA: 'NA ARTE A GENTE TEM QUE SER ESPONT NEO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL
Aos 10 anos, Emma Watson já ficou famosa ao atuar como Hermione Granger em Harry Potter e a Pedra Filosofal - e não parou por aí. A artista cresceu na franquia, assim como participou de diversas produções nos anos seguintes. Contudo, atualmente a importância de Watson transcende as telas de cinema.
Enquanto participava da franquia Harry Potter, a atriz conciliou a produção com a faculdade. Em 2014, Emma Watson conseguiu o diploma de bacharel em literatura inglesa - mas antes disso a estrela já protagonizava um grande papel no ativismo.
Atualmente, Watson é um grande nome do feminismo e da igualdade de gênero. A artista participa do ONU Mulheres, e apoia o movimento Time’s Up (responsável por combater o assédio sexual mundialmente).
Além disso, a atriz e ativista se envolve em diversas causas, como moda sustentável, e é lembrada pelos importantes discursos em que fala sobre privilégio, feminismo interseccional e desigualdade.
Confira 4 fatos sobre Emma Watson que mostram a importância da atriz para além das telonas:
Uma das causas na qual Watson se envolve é a moda sustentável. Em junho de 2020, a ativista se tornou Presidente do comitê de sustentabilidade do grupo de luxo Kering (que inclui Gucci, Saint Laurent, Balenciaga e outras grandes marcas).
+++LEIA MAIS: Por que Emma Watson quase desistiu de Harry Potter?
Contudo, a relação com a moda e meio ambiente não é nova. Aos 20 anos, Watson foi a Bangladesh com a marca sustentável People Tree, e notou a triste situação de alguns trabalhadores da indústria da moda. Desde então, ela luta pela causa.
Em 2014, Emma Watson foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, dedicada à igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres. Segundo o site Harper's Bazaar, a artista também é uma das grandes personalidades a frente da campanha HeForShe, que busca a igualdade de gênero e defende que a luta é para todos, não apenas das mulheres.
+++ LEIA MAIS: 4 vezes em que Hermione foi menosprezada em Harry Potter [LISTA]
Inclusive, no mesmo ano, a artista fez um discurso de lançamento da campanha que teve uma repercussão mundial: “Homens, queriam aproveitar esta oportunidade para estender seu convite formal. Igualdade de gênero é seu problema também. […] Nem sempre falamos sobre homens serem aprisionados por esteriótipos de gênero, mas posso ver que eles são e que quando forem livres, as coisas vão mudar para as mulheres como uma consequência natural.”
“Se os homens não precisarem ser agressivos para serem aceitos, mulheres não se sentiram obrigadas a serem submissas. Se os homens não tiverem o controle, as mulheres não precisarão ser controladas. […] Se pararmos de definir uns aos outros pelo o que não somos e começarmos a nos definir pelo que somos – todos poderemos ser mais livres e é sobre isso que ‘HeForShe’ luta. É sobre liberdade”, disse (via Harper's Bazaar).
Em agosto de 2019, Emma Watson criou uma linha de apoio para mulheres do Reino Unido que sofram assédio e abuso sexual no trabalho. Na linha, há aconselhamento sobre como fazer a denúncia, assim como há a explicação dos direitos das mulheres.
“Esta linha de aconselhamento é um desdobramento tão grande em garantir que todas mulheres sejam apoiadas, onde quer que trabalhemos,” disse a atriz na época.
+++LEIA MAIS: Elenco de Harry Potter comenta possibilidades de reviver personagens da saga
Além de estar na linha de frente de muitos movimentos, Emma Watson é uma grande filantropa. A artista faz grandes contribuições financeiras a causas as quais ela se identifica e acredita serem relevantes.
Em 2018, Watson doou 1 milhão de libras (atualmente, cerca de R$ 7,7 milhões) para o Fundo de Igualdade e Justiça do Reino Unido. A artista também apoia a causa trans, e revelou ter feito doações a duas organizações: Mermaids Gender e Mama Cash.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja