- Beatles (esq.) e Dante Mantovani (dir.) (Foto 1: AP e Foto 2: Divulgação / Dante Mantovani / Site Pessoal)

Por que a Funarte proibiu bandas de rock em premiação - e já tinha feito isso antes?

Depois da declaração de Dante Mantovani, presidente da Fundação Nacional da Arte, de rock é responsável por destruir famílias, um novo edital proíbe especificamente que bandas desse tipo possam ser candidatas

Redação Publicado em 23/01/2020, às 15h19

A Funarte (Fundação Nacional da Arte) liberou nesta quinta, 22, um edital para premiar bandas com instrumentos de sopro, chamado Prêmio de Apoio a Bandas de Música 2020. O concurso é aberto para a maioria dos estilos… Exceto bandas de rock.

O texto deixa claro que não podem participar “'fanfarras’ ou ‘bandas marciais’ [...] ‘bandas de pífanos’, ‘bandas de rock’, ‘big-bands’, bem como conjuntos musicais assemelhados, conjuntos musicais de instituições religiosas, bandas militares e bandas de instituições de segurança pública.” (A íntegra está no site da Fundação).

+++ LEIA MAIS: Os Beatles foram invenção socialista para fazer garotas abortarem, diz novo presidente da Funarte

A exclusão do estilo causou furor pelas opiniões antes divulgadas de Dante Mantovani, presidente da fundação, que deixa bem claro em vídeos no YouTube o fato de que rock é contra a família, de acordo com as crenças dele.

No início de dezembro de 2019, um dos vídeos de Mantovani viralizou. Nele, teorizou como o rock nasceu para desestabilizar o capitalismo e as famílias americanas. Criou uma corrente de pensamento que afirma que a União Soviética criou grupos de rock para fazer jovens se perderem nas drogas e abortarem. Leia mais detalhes aqui.

+++ LEIA MAIS: Bolsonaro vai parar nos trends com suástica no lugar do 's' depois de vídeo de secretário demitido

A Funarte lançou, depois da repercussão, uma nota de esclarecimento sobre o assunto: "As alegações [...] não correspondem à realidade [...] porque esse edital serve à distribuição de instrumentos apenas para bandas civis 'tradicionais', e não para outros tipos de bandas," explica o texto.

"A redação atual é quase igual nas três versões anteriores, 2007, 2010 (Procultura) e 2012, não sendo absolutamente uma novidade da gestão Dante Mantovani". Encontre o esclarecimento na íntegra aqui.

+++LEIA MAIS: Regina Duarte pretende demitir presidente da Funarte que associou rock a aborto e satanismo

Por "quase igual", porém, há ainda diferenças. No texto de 2013 (aqui),  são especificados os tipos de banda que poderiam participar, mas não que "bandas de rock" estavam proibidas. O texto de 2010 tem link nesta página da Funarte, mas está fora do ar. Já o edital de 2007 não está relacionado no acervo da fundação, que só disponibiliza documentos a partir do ano 2010. Tampouco está listado o texto do edital de 2012.

+++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 1), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL

música banda notícias rock proibido 2020 funarte Dante Mantovani edital

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer