Em 1967, Jimi Hendrix excursionou com a banda The Walker Brothers na Terra da Rainha, mas o tratamento dos promotores da turnê não foi como o esperado
Redação Publicado em 29/04/2021, às 10h18
Em março de 1967, Jimi Hendrix partiu para a Inglaterra para realizar a sua primeira turnê na Terra da Rainha. O single "Hey Joe" estava no top 10 do país e o guitarrista americano tinha tudo para apresentar shows memoráveis - e realmente apresentou. Mas também enfrentou hostilidade e sabotagem dos promotores.
Na turnê, Jimi Hendrix e sua banda, a The Jimi Hendrix Experience, faziam um dos shows de abertura da atração principal The Walker Brothers. Logo na primeira noite, o músico chamou a atenção ao pôr fogo em sua guitarra durante a música "Purple Haze". A imprensa musical britânica foi à loucura com a performance do guitar hero.
+++LEIA MAIS: O dia em que Jimi Hendrix deu feedback a John Bonham sobre a bateria dele [FLASHBACK]
A carreira do The Walker Brothers estava perto do fim, e como o "novato" guitarrista americano estava roubando a cena da turnê todas as noites, os seus "truques" como tocar a guitarra com os dentes, nas costas e queimá-la, não estava pegando bem com os promotores e com os empresários da banda dos irmãos Walker. Então, Hendrix começou a enfrentar resistência dos patrocinadores.
Na biografia Hendrix, escrita por Chris Welch e lançada em 1972, o gerente de turnês de Jimi Hendrix, Chas Chandler, disse que foram hostilizados pelos The Walker Brothers. "Eles não nos trataram muito bem. John Walker entrava em nosso camarim e dizia: 'Não quero ser ofuscado hoje à noite. Quem você pensa que é?'", relatou Chandler.
Durante as semanas que seguiram a turnê, a situação foi piorando. Além de Hendrix ter que aturar olhares e comentários desagradáveis dos músicos e da produção do The Walker Brothers, sabotagens durante os shows começaram a acontecer.
"No meio de um dos shows, as luzes se apagavam do nada, ou o amplificador de algum dos instrumentos era desligado 'misteriosamente' durante um solo", relatou Chas Chandler na biografia. "Tinha vezes que, antes do show, a guitarra de Hendrix aparecia com uma das cordas cortada. Ou se ele afinava o violão, momentos depois estava desafinado", continuou.
+++LEIA MAIS: Em 1968, Jimi Hendrix foi preso na Suécia por confusão em hotel
"Os produtores estavam incomodados. Eles diziam que eramos vulgares, mas estávamos tocando como sempre fizemos e nunca houve reclamações antes", disse o gerente de turnês do guitarrista. "Nós nos recusamos a mudar. Se eles queriam se livrar de nós, teriam que nos expulsar. Foi uma turnê e tanto", finalizou.
Em junho, Jimi Hendrix retornou à América e a colocou de joelhos diante de seus pés - e de sua guitarra Fender Stratocaster ligada em alto volume. As informações são do site Showbizz CheatSheet.
+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
No dia 5 de abril de 1994, o lendário e inesquecível vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, se suicidou aos 27 anos com um tiro na cabeça em Seattle, Washington, Estados Unidos. Desde então, deixou saudades eternas.
Marco para o grunge, músico fascinante, artista memorável e um dos principais nomes da música, Kurt Cobain fez história ao longo da carreira, principalmente acompanhado do Nirvana.
+++LEIA MAIS: 10 curiosidades sobre Kurt Cobain que você - provavelmente - não sabia [LISTA]
As canções compostas pelo vocalista para o grupo relembram o quão importante e fantástico ele foi para a história da música. Faixas impecáveis como "Come As You Are", "All Apologies" e "Drain You" dificilmente serão esquecidas.
Para relembrar a grandiosidade do lado artístico de Kurt Cobain com o Nirvana, a Rolling Stone EUA listou as 6 melhores músicas da carreira do vocalista com a banda. Confira a lista:
+++LEIA MAIS: Nirvana quase se chamou Skid Row antes de escolher nome oficial; entenda
6 - All Apologies
Uma grande canção da discografia da banda, "All Apologies" apareceu originalmente no disco In Utero (1993). No entanto, a versão mais lembrada, e possivelmente querida pelo público, é a gravação de novembro de 1993 para o MTV Unplugged.
5 - Drain You
O Nirvana escreveu muitas das canções do Nevermind (1991) antes de gravar o disco, mas a Rolling Stone EUA lembra que "Drain You" foi composta durante as sessões. Kurt Cobain nunca revelou quem inspirou a canção de amor, porém, foi escrita apenas três meses após ele conhecer Courtney Love.
Com certa frequência, Kurt afirmava ser uma das músicas favoritas dele da discografia da banda, e eles a tocaram basicamente em todos os shows nos últimos três anos de atividade enquanto grupo.
"Penso que há tantas outras canções que escrevi e são tão boas [como 'Smells Like Teen Spirit']. Como 'Drain You'. Eu amo a letra e nunca me canso de tocá-la. Talvez se fosse tão grande quanto 'Teen Spirit', eu não gostaria tanto", contou à Rolling Stone em 1993.
4 - Come As You Are
Kurt Cobain era um grande fã dos Pixies e nunca escondeu isso. Muitas vezes, o músico recorria ao método de composição usado pela banda. "Estou ficando tão cansado dessa fórmula. Nós dominamos isso", disse à Rolling Stone em 1993.
Segundo a Rolling Stone EUA, porém, um dos melhores exemplos da fórmula é "Come As You Are", o segundo single de Nevermind (1991). Para a RS EUA, a versão do Unplugged é particularmente poderosa, e o refrão continua assustador.
3 - Heart-Shaped Box
Em uma entrevista de 1994 à Rolling Stone, Courtney Love lembrou-se de ter ouvido o processo de composição de "Heart-Shaped Box": "Tínhamos um armário enorme. E eu o ouvi lá trabalhando em 'Heart-Shaped Box'. Ele fez isso em cinco minutos."
Kurt Cobain começou a trabalhar na música no início de 1992, e a canção foi a escolhida como primeiro single de In Utero (1993). A Rolling Stone EUA lembra que o disco foi produzido por Steve Albini, e a gravadora temeu não ser comercial o suficiente, e Scott Litt foi chamado para remixar a faixa.
2 - Smells Like Teen Spirit
"Smells Like Teen Spirit" foi a canção que trouxe toda a atenção mundial para o Nirvana e deu início a uma nova era da música - e é um dos principais hits da história. "Eu estava tentando escrever uma música pop", disse o vocalista à Rolling Stone em 1993.
"Todo mundo se concentrou tanto nessa música e o motivo pelo qual ela teve uma grande reação é que as pessoas a viram na MTV um milhão de vezes", contou o artista na mesma entrevista.
+++LEIA MAIS: Quantos anos tinha Kurt Cobain quando escreveu 'Smells Like Teen Spirit'?
1 - Lithium
Não, a Rolling Stone EUA não escolheu "Smells Like Teen Spirit" para o primeiro lugar deste ranking. Segundo a revista, o terceiro single de Nevermind (1991) merece a colocação.
"Lithium" é uma música sobre um cara que passa a se dedicar à religião depois da morte da namorada. Isso o acalma, muito parecido com uma dose de lítio real. É uma incrível música e um dos principais destaques na discografia do Nirvana.
+++LEIA MAIS: Dave Grohl diz que Kurt Cobain foi 'o maior compositor de sua geração'
Keke Palmer diz que fama e maternidade impactaram relacionamento com Darius Jackson
Liam Payne não pediu demissão das empresas no dia da morte, ao contrário dos relatos
Ator de Bob's Burgers é condenado à prisão por participar de ataque ao Capitólio dos EUA
Morre Teri Garr, atriz de Friends e Contatos Imediatos do Terceiro Grau, aos 79 anos
Tina Knowles, mãe de Beyoncé, anuncia novo livro de memórias 'Matriarch'
50 Cent recusou oferta de US$ 3 milhões para se apresentar no comício de Trump