- Clipe de "Video Killed the Radio Star" (Foto: Reprodução/YouTube)

Por que a MTV estreou com um clipe que 'ninguém queria'? [FLASHBACK]

Mesmo com insegurança, funcionários da MTV comemoraram quando viram clipe de 'Video Killed the Radio Star' nas telas da MTV

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 03/08/2021, às 09h18

O icônico trajeto da MTV iniciou há 40 anos, em 1981. No entanto, a emissora não estreou muito bem, porque veiculou um clipe que "ninguém queria" no lançamento. A produção em questão é "Video Killed the Radio Star," do duo britânico The Buggles, lançado dois anos antes, em 1979.

A faixa foi escrita pelos dois membros do grupo (Geoff Downes e Trevor Horn) com o compositor e intérprete Bruce Woolley. Em 1981, a MTV, rede com conceito revolucionário para fazer um canal inteiro dedicado a videoclipes e conteúdo, preparave-se para estreae nas telinhas. Enquanto os executivos da empresa ponderavam qual clipe merecia ser o primeiro, depararam-se com a canção esquecida dos Buggles.

+++LEIA MAIS: Por que o MTV Unplugged do Nirvana é tão popular?

"Ninguém queria lançar com 'Video Killed the Radio Star,'" admitiu o diretor de programa da MTV Steve Casey. "Pensaram como precisávamos trazer um hit. Eu disse: 'Ninguém vai assistir. É simbólico.'" Por outro lado, Bob Pittman, cofundador do canal, explicou à People: "Foi uma declaração ambiciosa. Não esperávamos ser competitivos com o rádio, mas certamente foi um tipo de mudança radical."

Na época, como o Ultimate Classic Rock apontou, a maioria dos funcionários da MTV assistiu ao lançamento da estação enquanto estava em um bar em Nova Jersey, local mais próximo da sede da rede em Nova York, onde o canal estava disponível. "Quando o clipe do Buggles foi reproduzido, começamos a gritar como maníacos," relembrou Carolyn Baker, uma das primeiras executivas da empresa. "Estávamos todos mais bêbados do que gambás."

+++LEIA MAIS: 5 momentos incríveis do Acústico MTV do BTS

Embora a o momento tenha sido divertida no momento, agora é considerado histórica, segundo UCR. A MTV tornou-se uma empresa inovadora, trazendo artistas para as casas das pessoas como nunca antes, e ao mesmo tempo se tornou uma voz poderosa diretamente ligada à cultura pop.

Porém, Buggles não teve um futuro bom, mas Geoff Downes e Trevor Horn tiveram carreiras solo de sucesso. Quando o clipe de "Video Killed the Radio Star" iniciou MTV, ambos mudaram-se para outros projetos. Os dois passaram um breve tempo na banda Yes, contribuindo para o álbum Drama (1980).

+++LEIA MAIS: Acústico MTV, Missão Impossível 7 e mais: Os principais lançamentos da Paramount+ [LISTA]

Depois disso, Downes se juntou com o guitarrista Steve Howe, o cantor John Wetton e o baterista Carl Palmer para formar o supergrupo Asia em 1981. Ficou na banda até 1986, mas retornou em 1990. Também voltou ao Yes em 2011. Horn focou na carreira de produtor, e trabalhou com nomes como Paul McCartney, Pet Shop Boys, Frankie Goes to Hollywood, Seal, Cher, Rod Stewart, John Legend e Tina Turner.


+++ FIUK: 'TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA' | ENTREVISTA | RS

entretenimento música notícia Por que flashback Vídeo clipe mtv videoclipe Trevor Horn Buggles Bruce Woolley 1981 ninguém queria 1979 Geoff Downes estreou Video Killed the Radio Star

Leia também

Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições


Liam Payne: Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan se despedem do ex-One Direction em funeral