- Netflix (Foto: Reprodução)

Por que a Netflix insiste em esconder seus números de audiência?

Um portal revelou esse mistério do serviço de streaming

Redação Publicado em 03/09/2019, às 17h50

Ainda é muito difícil de dimensionar o sucesso da Netflix, porque a plataforma esconde todos os dados estatísticos de audiência. Para explicar a situação, o portal Looper publicou um artigo sobre os mistérios do serviço de streaming. Por que a Netflix insiste em esconder os dados?

A verdade é que existem muitos motivos para plataforma não tornar os dados de audiência públicos. Em geral, é principalmente para que as falhas da empresa não sejam descobertas no mercado e mantenha os investidores ativos. 

+++ LEIA MAIS: Feito pela Netflix, novo filme de Scorsese vai estrear antes nos cinemas

Um dos principais problemas é que a plataforma não é dona dos grandes sucessos, um exemplo é Orange is The New Black, produzida por outro estúdio e distribuída pelo serviço de streaming, mesmo sendo vendida como produto da Netflix.

Essa quantidade de conteúdo do catálogo de outros estúdios significa que a plataforma precisa da licença para exibir as séries. A vantagem em esconder os números de audiência é porque, quanto mais sucesso, maior o preço cobrado pelos direitos de exibição das produções. Assim, o sigilo confere o maior poder dentro do mercado.

+++ LEIA MAIS: Sintonia, Sepultura Endurance e mais: 6 produções brasileiras para assistir na Netflix

Para a Netflix, manter escondido os dados ruins atraem mais investidores. Inclusive, mantém em segredo os dados da quantidade de inscritos, menores desde o surgimento de concorrentes como HuluAmazon Prime e futuramente o Disney +. E, assim, a plataforma só divulga os dados convenientes à ela.

Em abril deste ano, Ted Sarandos, chefe de conteúdo da plataforma, declarou que a empresa deve se tornar mais transparente com os dados, no entanto, muitas informações continuam sendo um mistério para o público. 

+++ LEIA MAIS: Documentário produzido por Michelle e Barack Obama estreia na Netflix

Criada em 1997 como uma empresa que a alugava DVDs, a Netflix optou pela tecnologia e migrou para o serviço de streaming, e mais tarde, tornou-se uma das maiores produtoras de entretenimento do mundo.

+++ A playlist da Drik Barbosa - De Emicida a Erykah Badu

entretenimento netflix notícia streaming Audiência mistério produtora estúdio serviço Hulu amazon prime segredo ted sarandos

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições