Responsáveis da banda alegam possuir os direitos autorais da ilustração feita por Kurt Cobain
Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 06/05/2021, às 20h51
O Nirvana foi processado por Jocelyn Susan Bundy por usar um desenho supostamente plagiado em camisetas e outros produtos licenciados da banda. Segundo Bundy, o desenho foi criado por, C.W. Scott-Giles, avô dela, para uma tradução em inglês d’A Divina Comédia, de Dante Alighieri, publicada em 1949 - mas usada em merchandisings da banda desde 1989. Ela descobriu o uso somente em 2021.
Segundo documento obtido pela Rolling Stone EUA, Bundy processa o Nirvana e a Live Nation, gravadora, assim como meios de venda de produtos licenciados - como camisetas, buttons, vinis, chaveiros e diversos outros objetos.
+++LEIA MAIS: Como os Ramones inspiraram o clipe de ‘Smells Like Teen Spirit’, do Nirvana?
A imagem, como explicou Bundy, é "virtualmente idêntica" à desenhada pelo avô para o livro, e mostra os cinco primeiros círculos do Inferno de Dante. Nenhuma das outras nove imagens de Scott-Giles foram retiradas de contexto.
A ilustração em questão, porém, não só foi copiada, de acordo com o processo: o Nirvana afirmou, em algumas peças, serem donos dela (com símbolos de copyrights). Como defesa, a banda explicou que o desenho, na verdade, é de Kurt Cobain - mas também afirmou tratar-se de domínio público, e até de terem-no obtido legalmente. Para Bundy, as "falsas afirmações provam a má-fé do grupo".
+++LEIA MAIS: Fios de cabelo de Kurt Cobain vão a leilão - e custam R$ 13,2 mil
Bundy pede para a empresa do Nirvana cessar a produção de distribuição de produtos com a imagem, e declarar os "lucros tributáveis obtidos da conduta ilegal." Os cálculos de renda devem ser apresentados em tribunal em meio aos processos. A banda se recusou a parar a produção de peças com o símbolo, e não se declarou sobre os informes solicitados.
Não é o primeiro processo contra o Nirvana: nos últimos três anos, a banda se envolveu em um caso com Marc Jacobs por um design de camiseta com uma carinha feliz amarela. A grife é dona do desenho desde 1992, mas permanece um dos desenhos mais conhecidos atrelados à banda de Cobain.
+++ KONAI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer