- Paul Simonon, Mick Jones, Joe Strummer e Topper Headon (Foto: AP Images/David Handschuh)

Por que o último show de Mick Jones com The Clash terminou em fiasco? Entenda

A banda tocava no US Festival - e ficou transtornada com os cachês altíssimos de David Bowie e Van Halen

Redação Publicado em 17/02/2020, às 15h21

Steve “Woz”  Wozniak foi um dos co-fundadores da Apple, ao lado de Steve Jobs, em 1976. O cara nadava em grana - e era um amante de música. Por isso, em 1982, quando os ânimos da nação estavam apurados pela crise econômica no país, o norte-americano resolveu criar o festival US (ou Unite Us in Song - Nos una na música) - queria que fosse “o Super Bowl dos shows de rock”.

Para a primeira edição, Woz convidou os maiores atos que conseguiu encontrar: The Police, Talking Heads, The B52s, Oingo Boingo, Tom Petty and the Heartbreakers, Pat Benatar, Fleetwood Mac. Mas as maiores atrações do ano tinham seu preço. O ingresso saia a US$ 37,50 (quase US$ 100 hoje). Quase ninguém foi assistir.

+++ LEIA MAIS: 40 anos de London Calling: 7 curiosidades sobre o disco do The Clash [LISTA]

Mesmo assim, Woz não queria desistir. Em 1983, fez mais uma edição do US. Dividiu, dessa vez, os dias em estilos.O primeiro, new wave; o segundo, metal; completando e fechando o festival, rock. The Clash era headliner no primeiro dia. 

Artistas ricos e exigentes

Van Halen era uma das principais bandas do heavy metal em 1983. A década, embora seja totalmente do estilo, ainda veria crescer muita gente. Mas se você quisesse o melhor festival do estilo, não tinha como não ter os Van Halen.

+++ LEIA MAIS: Black Sabbath, The Clash e Guns N’ Roses: 9 brigas intensas de bandas do rock

Por isso, Woz e os organizadores do US não pouparam esforços para levar o quarteto a headliners. Ofereceram a quantia exorbitante de US$ 1 milhão - na época, o cache mais alto da história. Fizeram um acordo, ainda: ninguém ali podia ganhar mais que eles. Por isso, quando David Bowie também recebeu US$ 1 milhão, Van Halen embolsou um cheque adicional de US$ 500 mil.

Foi uma pena que não fizeram por merecer: David Lee Roth chegou três horas atrasado ao festival, extremamente bêbado. Caindo pelos palcos, não conseguia nem cantar direito.

+++ LEIA MAIS: Eddie Van Halen desenvolveu câncer na garganta por colocar palhetas de metal na boca? Médico explica

Em contrapartida, outro astro bem caro: David Bowie. Foi escalado por amor e insistência de Woz. ”Tínhamos todos os horários,” explicou Barry Fey, promotor, ao Far Out. “E Van Halen tinha uma cláusula de contrato que dizia que tinham que ganhar mais que todos. Mas Steve veio e disse: ‘Deus, Barry, eu realmente amo David Bowie.’ Disse que não tinha espaço, para deixar para lá. E ele: ‘Bom, amo o David. Você pode tentar? É meu dinheiro e meu festival.” 

Tentou, tentou, e conseguiu. Não com facilidade: David Bowie estava em turnê pela Europa promovendo o disco Let’s Dance e não voltaria para os EUA em meses. “David me disse 'Teríamos que interromper a turnê, contratar um boing 747 para levar a gente e o equipamento e trazer de volta logo depois,” explicou Fey, “e eu disse para o Steve: ‘David vai te custar US$ 1,5 milhões.’ Ele encolheru os ombros e disse ‘e daí?’. David nos custou US$ 2 milhões.”

+++ LEIA MAIS: Como foi o último e terrível show de Kurt Cobain e do Nirvana, em 1994?

E The Clash?

The Clash enfrentava, em 1983, o dilema de muitas bandas de punk: como conseguir fazer uma grana com o trabalho (de sucesso e consolidado), mas não ser um “porco capitalista”? Para eles, uma solução era participar de eventos em que todo artista doava uma porcentagem do cachê para a caridade. 

Pediram US$ 500 mil para tocar. Então, descobriram que Van Halen e Bowie receberiam três vezes isso, cada um. Transtornados, exigiram que a Apple doasse US$100 mil para caridade, em compensação aos cachês astronômicos. Se não, não tocariam.

+++ LEIA MAIS: A última entrevista de Ian Curtis, do Joy Division, antes do suicídio: ‘Queremos tocar e nos divertir’; ouça

Mesmo assim, subiram ao palco decididos a fazer a pior performance possível - e mais provocativa. A começar pelo atraso de duas horas. Vestiam-se e agiam, também, como quem quer brigar - totalmente hostis. 

O ápice, porém, não foi nada disso: The Clash conseguiu, durante a montagem de palco, projetar em uma tela (algo não combinado com os organizadores) as palavras “THE CLASH NÃO ESTÁ À VENDA.” Era uma crítica ao Bowie -  mas, principalmente, ao Van Halen, que “venderam o rock.”

+++ LEIA MAIS: Como foi a passagem do Nirvana pelo Brasil em 1993: noite com João Gordo e caos no palco; assista ao show completo

Tudo o que conseguiram foi irritar os organizadores e levá-los ao limite. Provocados, quiseram dar o troco. Projetaram, então, uma imagem do cheque de US$ 500 mil que The Clash recebeu para tocar.

Depois disso, veio o caos. Os integrantes da banda ficaram furiosos. Pararam de tocar e foram bater no pessoal que trabalhava no evento - montadores, assessores, todos.

+++LEIA MAIS: Fã de Mutantes, Kurt Cobain escreveu carta para Arnaldo Baptista em 1993: "cuidado com o sistema"; veja

Quem mais perdeu, porém, foi The Clash. A banda estava em ânimos apurados, e não conseguiu se recuperar do fiasco da apresentação. Quatro meses depois, Mick Jones sairia da banda depois de brigar com Joe Strummer. 

Sendo os “dois cabeças” da banda, não demorou para que tudo desmoronasse. The Clash tentou substituir Jones e Topper Heddon, o baterista que havia saído alguns meses antes. Não deu certo, e a banda acabou de vez em 1986. Em 2002, houve uma reunião - Strummer morreu algumas semanas depois disso.

+++ LEIA MAIS: Unknown Pleasures, do Joy Division, ganha 10 clipes para suas 10 músicas; assista ao primeiro

Quanto ao US Festival, nunca teve uma terceira edição. Steve Wozniak perdeu US$ 20 milhões nas duas edições do evento - “o backstage pass mais caro da história,” como definiu Berry Fey. 

música notícias van halen fim david bowie 1983 1982 the clash Mick Jones Joe Strummer steve wozniak berry fey us festival ultimo show

Leia também

Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer


Megan Thee Stallion pede ordem de restrição contra Tory Lanez