“The Long and Winding Road” foi o último single de John, Paul, George e Ringo
Redação Publicado em 07/12/2019, às 13h00
Os fãs dos Beatles ou de rock em geral atribuem o fim da banda a última música deles, “The Long and Winding Road”. Quando os Fab Four começaram a trabalhar na faixa em janeiro de 1969, o clima já estava tenso.
Pouco antes de “The Long and Winding Road” ser lançado em 1970, Paul McCartney estava indignado com a diferença entre o conceito original dele para música e o quão diferente ela havia ficado.
Até o produtor de John Lennon, Phil Spector, responsável pela montagem do disco Let It Be, tirou sarro da “volta ao básico” da banda, e com razão. Entre muitas coisas, os trabalhos de Spector eram mixar o som de coral e orquestras nas músicas, e exercer críticas construtivas. E a maior crítica de “The Long and Winding Road” era sobre o baixo de John Lennon.
A parte instrumental de Lennon estava tão ruim, dizia Spector, que dificultou o trabalho do produtor, levantando suspeitas de que John tocou mal de propósito, para sabotar a composição de Paul. Mesmo assim, Spector conseguiu organizar a faixa para que ela se tornasse um hit.
+++ LEIA MAIS: Por que John Lennon não se preocupou com a saída de George Harrison dos Beatles?
Em uma situação normal, a música seria refeita devido a quantidade de erros no baixo de Lennon, mas os membros da banda já mal se falavam em 1970, então Spector tratou de “limpar” a faixa por conta própria. Inseriu os já citados trechos de orquestra e coral para mascarar o baixo e acabou por permitir que uma música com erros fosse para o disco.
Anos depois, vários críticos e jornalistas de música, como John Harris, do periódico britânico The Guardian concordam que Lennon praticou “sabotagem musical” no último disco dos Beatles.
Escute a versão do disco Let it Be de “The Long and Winding Road” abaixo:
Escute também a versão sem as adições de corais e orquestras abaixo:
+++ TRÊS DICAS PARA NÃO SER UM 'SACO DE VACILO', POR HOT E OREIA
Post Malone anuncia 'The Big Ass Stadium Tour' para 2025 com Jelly Roll e Sierra Ferrell
Cher recebeu 'bênção' de filho transgênero para usar nome morto dele em livro de memórias
Padre que deixou Sabrina Carpenter filmar na igreja é destituído de funções
Cher fala sobre dificuldade de fazer autobiografia dela e confirma novo álbum
Coala Festival 2025 anuncia Liniker como headliner do primeiro dia e inicia vendas
Liam Gallagher, do Oasis, opina sobre o The Cure nas redes sociais; veja