Nos três filmes, nenhum herói da DC Comics fora da bolha de Bruce Wayne foi mencionado
Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis)
Publicado em 10/05/2021, às 10h52A trilogia Batman, dirigida por Christopher Nolan e estrelada por Christian Bale, não apresentou outros personagens da DC Comics. A abordagem do cineasta trouxe cenários sombrios e realistas na vida de Bruce Wayne.
O primeiro capítulo da trilogia foi Batman Begins (2005), com personagens como Bruce Wayne e os vilões Ra’s al Ghul (Liam Neeson) e Espantalho (Cillian Murphy). O sucesso do longa possibilitou a continuidade de Nolan nas produções do homem-morcego. Em todos os filmes, nenhum personagem da DC Comics fora da bolha do Batman foi mencionado ou reconhecido.
Nolan decidiu não incluir referências e aparições de personagens da DC porque queria que as motivações de Bruce Wayne não fossem influenciadas por outros, com intuito de torná-lo um herói único (via Screen Rant).
Em entrevista ao LA Times em 2008, o diretor explicou como a versão de Batman e Gotham City não "se prestava a esse tipo de referências." Revelou como conversou com estúdio e roteiristas sobre incluir outros super-heróis, mas a ideia não avançou porque quadrinhos e heróis não existem nesta versão.
+++LEIA MAIS: 5 filmes de super-heróis que inovaram o gênero: de Batman a Vingadores [LISTA]
Christopher Nolan tomou essa decisão porque queria originalidade na escolha de Bruce Wayne em se vestir de morcego e agir como vigilante. Ou seja, o personagem não teria se inspirado em Superman (ou qualquer outro herói) para se tornar um justiceiro. O diretor acrescentou como voltaram ao "conceito e ideia muito originais do personagem," porque Batman "se inventa como uma criação totalmente original" nas primeiras aparições das HQs.
+++ MV BILL: 'A GENTE TEM A PIOR POLÍTICA DE GOVERNO PARA O PIOR MOMENTO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL